1. Introdução
A Robótica Educacional (RE) é um ramo que faz com que os envolvidos busquem, pesquisem e solucionem problemas, que geralmente são ligados ao mundo real, além de provocar a socialização entre os indivíduos para que assim cheguem a uma solução em conjunto. Desta forma a Robótica Educacional contribui de forma significativa para o reconhecimento de habilidades e o desenvolvimento de competências, tais como: raciocínio lógico; formulação e teste de hipóteses; relações interpessoais; investigação e compreensão; resolução de problemas por meio de erros e acertos; criatividade e a capacidade autocrítica.
Devemos levar em conta a importância do aprender a fazer e do aprender a aprender, que na robótica são muito utilizados, pois no decorrer dos projetos desenvolvidos é necessário que os participantes sejam autônomos e pesquisem soluções, estudem as problemáticas, assim encontrarão uma forma de resolvê-las.
Este artigo apresenta um relato de experiência sobre o uso da robótica educacional como ferramenta para o desenvolvimento cognitivo e sociabilização do estudantes da educação básica à educação superior, por meio de grupos de estudos e outras atividades extracurriculares.
2. Aprender a Aprender com Robótica
Segundo Jean Piaget (1941), o aprendizado se dá quando o indivíduo interage com o conteúdo. Observamos então que a Robótica Educacional estimula o processo de forma mais lúdica e eficiente, pois os envolvidos nos projetos interagem todo o tempo com o seu protótipo, tentando aprimorá-lo, e procurando solucionar os problemas deles.
O Curso de Iniciação à Programação de Computadores (CIProg) é realizado semestralmente, e tem como objetivo incentivar as pessoas a aprender lógica e programação. Ao final deste curso os alunos devem produzir e apresentar um trabalho de conclusão, que pode tanto ser feito com o terminal quanto com a plataforma Arduino. Os alunos que optam por desenvolver com a plataforma são convidados a participar do Grupo de Estudo de Robótica.
O Grupo de Estudo é parte do projeto voltado para a pesquisa da Robótica Educacional em sala de aula e sua disponibilização, segundo a vertente dos Recursos Educacionais Abertos (REA). Os participantes do grupo se reúnem em equipes e trabalham em uma das problemáticas do projeto geral. Assim, de forma colaborativa todos os membros que participam do grupo fazem contribuições para o protótipo, facilitando a socialização entre os indivíduos.
3. Experiências Extracurriculares em Grupo de Estudo de Robótica.
No CIProg os alunos foram incentivados por professores a desenvolverem seus trabalhos de conclusão com o Arduino, uma plataforma que funciona com hardware e software livres. Entre as diversas possibilidades, alguns alunos resolveram trabalhar com um protótipo de uma garra mecânica, e através dessa experiência houve uma aproximação deles com o tema da Robótica Educacional, depois de concluído o projeto relataram que adquiriram habilidades e conhecimentos, como trabalho em equipe e conhecimentos sobre Física.
Após conclusão do trabalho, alguns estudantes passaram a frequentar o Grupo de Estudo de Robótica, onde tiveram maior contato com o Arduino. Neste grupo trabalharam em problemáticas reais e se organizaram em equipes de três pessoas. Os encontros aconteceram semanalmente e tiveram prazos de entrega para a conclusão do protótipo. Assim eles desenvolveram um projeto de automação que os ajudaram a reconhecer novas competências, pois ao resolver os problemas de forma autônoma, fazendo pesquisas, consultando projetos semelhantes e tentando adequar as soluções pensadas aos seus projetos, assumiram a perspectiva do aprender fazendo.
4. Considerações Finais
Com o uso da Robótica Educacional na educação é possível desenvolver habilidades e reconhecer competências dos envolvidos. Com os trabalhos do Grupo de Estudo de Robótica, no qual os participantes podem colocar em prática o seu conhecimento e aprender mais com outros membros, foi possível observar como a Robótica Educacional auxilia no aprendizado dos participantes, fazendo com que sejam mais autônomos e busquem cada vez mais o aprender a aprender e o aprender a fazer.
Referências
DIAS, J.; ABDALLA, D; SABA, H.. Ensino da Robótica Livre como Instrumento de Aprendizado Interdisciplinar na Rede Pública de Educação Profissional e Tecnológica. Pernambuco: In Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2015.
FISTAROL, D. de Oliveira, Coutinho, H., Cantero, S., and Jr., A. C. Programa NERDS da Fronteira e o uso da Robótica Educacional na Inclusão Digital. Santa Catarina: In Computer On The Beach, 2015.
PIAGET, Jean; INHELDER, Barbel. O Desenvolvimento das Quantidades Físicas na Criança. Conservação e atomismo. Trad. Christiano M. Oiticica. Rio de Janeiro: Zahar. 1970.