O financiamento estudantil é, muitas vezes, a melhor alternativa para quem vai ingressar em uma universidade particular e não tem condições de arcar com as mensalidades.
No Brasil, o financiamento mais conhecido é o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) que é um programa do Ministério da Educação com as menores taxas de juros do mercado.
Mas ele não é o único, vários bancos privados e organizações não governamentais também trabalham com esta linha de crédito focada no financiamento de faculdades.
Para te ajudar a fazer as melhores escolhas, vamos te mostrar algumas dicas importantes que devem ser levadas em consideração antes de você fechar um contrato.
Quais os financiamentos que existem
Existem incontáveis instituições com financiamento estudantil, mas essas são as mais famosas:
-
FIES
-
Bradesco Crédito Universitário
-
Santander Universidades
-
Itaú Crédito PRAVALER
-
Banco do Brasil Financiamento Estudantil
Os bancos privados funcionam diferente do FIES, por isso, é preciso verificar com o banco que você seja correntista para saber como funciona e como faz para ter acesso ao crédito.
No Bradesco, por exemplo, o cliente correntista pode pegar o crédito para pagar um semestre da universidade e pagar em 12 vezes com débito automático em conta.
Muitos desses créditos são exclusivos para correntistas, por isso, é preciso procurar primeiro o banco que você já tem relacionamento e então verificar se seu perfil como cliente possui acesso ao crédito estudantil.
Além de verificar as condições de pagamento, é importante avaliar e comparar as taxas de juros e analisar o contrato.
Principalmente os financiamentos estudantis que contemplam apenas um semestre. Lembre-se que além da mensalidade, a faculdade exige outros gastos e o estudante tem que ter certeza se estará honrando as parcelas mesmo tendo outros gastos extras com o curso.
Cursos de alto custo e financiamento estudantil
Os cursos de alto custo como engenharia, medicina, veterinária, direito e outros podem levar os estudantes a procurarem por créditos para faculdade.
Se este for o seu caso, veja se o crédito pode ser contratado através da conta de uma pessoa com a renda maior que a sua, como pais, avós ou cônjuges.
A boa notícia é que hoje já encontramos startups focadas em ajudar estudantes que precisam, por exemplo, de financiamento estudantil Medicina, que é uma área de estudos com cursos com mensalidades acima de R$ 5.500,00, podendo chegar até em R$ 10.000,00 por mês.
À medida que o setor vai entendendo a necessidade dos estudantes, novas opções de financiamento vão surgindo e é importante que você fique de olho nas opções.
Mas lembre-se de que o crédito terá pontos positivos e pontos a serem considerados. Tire todas as suas dúvidas com a instituição financeira que oferecerá o financiamento para não surpresas durante o contrato.
Avalie todas as opções disponíveis para o seu perfil financeiro, inclusive os financiamentos oferecidos pela própria universidade que pode ter parceria com algumas instituições financeiras.
Só com muita pesquisa e comparações será possível encontrar o melhor financiamento estudantil para o curso de Medicina ou outras faculdades de alto custo.