
Se você ainda não sabe como é feita a manutenção de carros elétricos, não precisa se preocupar: a maior parte das pessoas ainda não sabe. No entanto, é importante aprender em breve, já que a tendência do mercado é que os veículos eletrificados dominem o segmento. Aqui no Brasil, por exemplo, a legislação pretende proibir a venda de automóveis a combustão em 2030 (menos de 10 anos de hoje!).
Quando a lei entrar em vigor, só poderemos comprar automóveis a combustão se comprarmos carros usados em Karvi ou em outros tipos de plataformas de vendas online de usados e seminovos. O mesmo projeto ainda diz que será proibido circular com veículos que não sejam elétricos a partir de 2040. Ou seja: em 20 anos no futuro, todos dirigiremos automóveis elétricos.
Por isso, é importante saber como é feita a manutenção de carros elétricos. Quer aprender? Então siga a leitura do artigo abaixo!
Como é feita a manutenção de carros elétricos para o consumidor?
O primeiro ponto a ter em mente é que tanto o consumidor, quanto o mecânico, precisam saber como é feita a manutenção de carros elétricos. Para o motorista, é essencial entender dois elementos principais: seus hábitos de direção e a frequência de revisões. e troca de óleo, graxa e lubrificantes.
Em relação aos hábitos de direção e cuidados principais, o automóvel eletrificado é bem resistente e não precisa de tanta coisa assim. Basicamente, se o motorista deixar o automóvel sempre carregado e limpo, ele só precisará dirigir com cuidado, especialmente ao passar por lombadas e obstáculos do tipo. Ou seja: cuidados que você já teria com um carro a combustão.
Já em relação à frequência das revisões, as coisas mudam um pouco de figura. O automóvel elétrico tem muito menos peças do que um veículo a combustão. Só para se ter ideia, o motor elétrico é muito mais simples do que o a combustão (que tem várias válvulas, velas, fluidos e muito mais). Por isso, a manutenção é mais simples e a sua rotina também.
As fabricantes determinam uma frequência de tempo para levar o veículo a uma oficina e fazer a manutenção. Atualmente, no Brasil, a vasta maioria dos carros elétricos à venda trabalham com o intervalo de 10 mil quilômetros rodados (que tem se tornado a norma mundial).
Ou seja: a cada 10 mil quilômetros rodados, você precisaria levar o veículo para uma revisão na oficina especializada. Para entender o que isso significa em termos de tempo, a média de rodagem no Brasil atualmente é de 20 mil quilômetros por ano. Isso significaria que você faria 2 revisões por ano.
Essas revisões costumam ser divididas em uma simples (com preço ao redor de R$200,00) e outra mais complexa (variando de R$400 a R$600). Ou seja: no pior caso você pagaria algo entre R$800,00 no ano em duas revisões.
E para o mecânico?
Já para o mecânico, a manutenção de carros elétricos é bem mais complexa, mesmo tendo menos peças. Isso porque existem alguns elementos extras a se considerar.
Em primeiro lugar, o carro elétrico conta com componentes muito específicos e sensíveis. É vital que o mecânico tenha treinamento especializado para poder lidar com essas peças sem danificá-las e, claro, identificar caso elas tenham sofrido algum dano que impeçam de trabalhar adequadamente.
Em segundo lugar, o carro elétrico oferece certos riscos para o mecânico, já que possui eletricidade constante em suas peças. Alguns cabos dentro do veículo são laranja fluorescente para indicar que são eletrificados e que oferecem risco de choque.
Por causa disso, é importante para o mecânico ter alguns cuidados específicos, tanto em relação a procedimentos, quanto em equipamentos de proteção, para lidar com essas peças do carro. Elas incluem:
-
inversores e conversores;
-
bateria de tração;
-
motor de tração;
-
cabos de alta potência (laranjas, com tons fluorescentes).
Por isso, o profissional de assistência técnica deve fazer um curso específico para cada montadora de carro elétrico. Por exemplo, se ele for trabalhar com a assistência técnica do Nissan Leaf, precisa aprender com a Nissan como verificar os detalhes daquele automóvel.
Já nas partes que são “normais” para os carros a combustão, como suspensão, pneus e outros, os cuidados são os mesmos. Portanto, não há grande segredo nessas áreas, já que elas funcionam iguais aos dos outros tipos de automóveis.
Agora que você já sabe como é feita a manutenção de carros elétricos, já está mais preparado para comprar um automóvel desses ou trabalhar no setor. É claro que ainda demorará um pouco para que o segmento automotivo seja dominado por veículos eletrificados. Afinal, a nossa infraestrutura ainda não dá conta disso, já que sequer temos grandes pontos de abastecimento para esses carros (embora já existam projetos para mudar isso).
E aí, gostou de aprender mais sobre a manutenção de carros elétricos? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!