Recursos indispensáveis ao mundo corporativo ganharam novo e importante destaque no pós pandemia, graças à flexibilidade de estrutura e economia. Saiba mais
Durante a pandemia, com o isolamento e distanciamento social, embora muita gente não pudesse trabalhar, serviços indispensáveis precisavam permanecer ativos, uma vez que não era possível postergar contatos, reuniões e respostas.
O mercado de TI, por exemplo, foi um dos segmentos que não parou e permaneceu ativo o tempo todo, com suas equipes trabalhando remotamente e com serviço de atendimento ao cliente, o 0800, sempre disponível.
Contudo, se ninguém ia para a empresa, como era possível manter esse trabalho sempre em dia? Graças a telefonia VoIP.
De que forma isso ocorre?
A telefonia VoIP é um recurso moderno de telecomunicação, que permite que duas ou mais pessoas possam conversar, trocar arquivos e documentos e ainda manter atividades e trabalhos organizados, não importa o local onde estejam ou a distância umas das outras.
Tudo graças ao protocolo SIP, um código aberto que garante a realização das chamadas em todo o momento.
No caso da pandemia, empresas que tinham uma estrutura em telecomunicações mais convencional, tiveram que migrar forçosamente para uma solução mais flexível.
Primeiro, que atendesse a necessidade de manter os funcionários trabalhando remotamente sem perder as conexões com o público alvo e podendo se comunicar com todos os times internos, mesmo que a distâncias gigantescas.
Segundo, era necessário um serviço que não dependesse do fator humano para ocorrer e sim, apenas da tecnologia para conectar as pessoas a todo momento.
Terceiro, uma vez que o público consome, procura e entra em contato, é preciso agilidade, segurança e praticidade para converter ligações em satisfação e quem sabe, maiores lucros para a empresa.
Assim, muitas empresas decidiram migrar do pabx tradicional para o modelo VoIP, sem custos extras e sem qualquer obstáculo para atender ao público e garantir a prestação de serviço em tempos incertos.
O público aceitou? Qual o impacto nas empresas?
Quando a empresa opta por caminhos que agilizem o atendimento do cliente, colocando sua satisfação em primeiro plano, não tem como a solução encontrada não agradar aos consumidores.
As pessoas que estavam em casa, por exemplo, e precisam de informações referentes ao seu aluguel, uma vez que não pudessem ir à imobiliária pessoalmente, encontraram no VoIP a maneira rápida de entrar em contato com o departamento adequado e encontrar as respostas que tanto procuravam.
Isso em tempo de distanciamento social e isolamento, não ninguém podia sair às ruas.
Outras empresas, por exemplo, de alimentação, conseguiram implementar serviços que através do telefone VoIP, possibilitaram às pessoas receberem suas compras em casa sem correr qualquer risco de contaminação.
Enquanto que tudo isso acontecia, a comunicação via VoIP era a responsável por conectar empresas e clientes de uma ponta a outra e sem qualquer imprevisto ou risco para qualquer uma das partes.
A economia foi outro ponto importante, visto que as empresas que investiram nesse caminho, perceberam o valor agregado em termos de economia com taxas d serviços, contas de telefone, contas de luz e de água e até mesmo com alugueres de andares e salas comerciais que atendiam única e exclusivamente estas funções, de ponte com os clientes.
Agora, graças a nova tecnologia, os colaboradores mesmo em tempos de vacina, de cura e de tranquilidade, podem continuar prestando atendimento tanto em sistema híbrido quanto home office.
E claro, a produtividade aumenta tendo em vista o conforto, a qualidade e a possibilidade de entregar mais resultados sem qualquer tipo preocupação com horários e turnos.
Por essas razões, o sistema VoIP cresceu tanto na pandemia, no pós pandemia e permanecerá crescendo no mercado afora por tempo indeterminado.