A alergia na pele é uma reação inflamatória que ocorre devido a uma resposta do sistema imunológico a substâncias como desodorante, látex, pêlos de animais, alimentos, sol ou frio, ou picadas de insetos.
Essa alergia pode levar a reações como: vermelhidão, coceira e manchas brancas na pele em qualquer parte do corpo, como mãos, pés, rosto, braços, axilas, pescoço, pernas ou nas costas.
Existem diferentes tipos de alergias cutâneas, como urticária, dermatite de contato ou dermatite atópica.
Elas podem ser controladas evitando a exposição às substâncias que as desencadeiam ou realizando o tratamento com o uso de anti-histamínicos ou corticosteróides.
Podendo ser na forma de comprimidos ou pomadas, indicadas pelo dermatologista ou alergista.
Em casos graves de alergia cutânea, podem ocorrer sintomas de anafilaxia, como inchaço da boca, língua ou garganta, dificuldades respiratórias, e o pronto-socorro mais próximo deve ser consultado imediatamente, pois pode ser fatal.
Nesses casos, geralmente são administrados medicamentos que são aplicados diretamente na veia ou no músculo.
Para você que está lendo este artigo sobre Quais são os tipos de alergia na pele, causas e como tratar. Talvez você queira aprender como emagrecer com o Desobesi, saiba como funciona.
Outro bom remédio é a sibutramina, que também pode te ajudar a emagrecer rapidamente, caso você queira comprar sibutramina, é só acessar o link.
10 Sintomas de alergia na pele
Os sintomas mais comuns de alergia são:
- Coceira intensa;
- Vermelhidão;
- Descamação;
- Irritação;
- Manchas avermelhadas
- Pontos brancos;
- Secura da pele;
- Crostas ou crostas;
- Sensação de queimação ou picada;
- Alteração na sensibilidade da pele.
Esses sintomas podem aparecer alguns minutos ou até horas após o contato com o alérgeno, sendo importante lavar a pele com bastante água e sabão com pH neutro assim que os sintomas aparecerem.
Nos casos mais graves e menos comuns, as alergias cutâneas também podem levar a sintomas graves de reação anafilática ou anafilaxia.
Como inchaço dos olhos e da boca, dificuldades respiratórias e desconforto na garganta.
Nestes casos é muito importante procurar ajuda médica o mais rápido possível, pois pode ser fatal.
Tipos de alergias de pele
Os tipos mais importantes de alergias de pele são:
- Urticária
A urticária é um tipo de alergia cutânea que pode ser causada por picadas de insetos, medicamentos, alergias a alimentos como amendoim, ovos ou frutos do mar, alergias a roupas, pólen, látex, suor ou flutuações de temperatura. , como calor ou frio extremos, por exemplo.
- Eczema de contato
O eczema de contato é um tipo de alergia cutânea que ocorre após o contato com uma substância ou objeto irritante, como cosméticos, perfumes, sabonetes, agentes de limpeza, jóias, plantas ou poeira.
- Dermatite atópica
A dermatite atópica, também conhecida como eczema atópico, é uma reação alérgica crônica da pele, mais comum em bebês e crianças até 5 anos de idade, mas também pode ocorrer em adultos, geralmente causada por vários fatores como frio ou calor, fumaça, poluição , detergentes altamente concentrados e sabão em pó e contato com substâncias sintéticas, por exemplo.
- Erupção cutânea
As erupções cutâneas, também conhecidas como exantema, podem ocorrer devido ao contato com irritantes como detergentes, borracha ou látex ou mesmo infecções virais como dengue ou zika. Veja outras causas de erupções cutâneas.
Como é feito o tratamento?
O tratamento das alergias cutâneas deve ser feito sob orientação de um dermatologista ou alergista e varia de acordo com a causa, o tipo de alergia cutânea e a intensidade dos sintomas.
Os tratamentos mais importantes para alergias de pele que podem ser indicados pelo médico são:
- Uso de pomadas
As pomadas para alergia cutânea que podem ser indicadas pelo médico são:
Corticosteróides, como hidrocortisona ou mometasona;
Anti-histamínicos como maleato de dexclorfeniramina
Agentes imunossupressores, como pimecrolimus ou tacrolimus.
Essas pomadas ajudam a reduzir a inflamação na pele e aliviam sintomas como coceira, vermelhidão ou inchaço da pele.
- Uso de pílulas
As pílulas para alergia cutânea costumam ser prescritas pelo médico quando o uso de pomadas não foi eficaz na melhora dos sintomas.
Em geral, as pílulas mais indicadas são antialérgicas, como loratadina, cetirizina ou hidroxizina, ou corticosteróides, como prednisona ou prednisolona.
- Hidratantes
Hidratantes podem ser prescritos pelo seu médico para hidratar e manter a umidade da pele, aliviar a secura, aspereza, coceira ou irritação da pele.
Os hidratantes mais recomendados para alergias de pele são aqueles sem perfume, neutros e com maior quantidade de óleos.