Ir para o conteúdo

Os juros abusivos a que são submetidos os consumidores

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 16 visualizações

Nós consumidores somos enganados diariamente. Resolvi escrever agora para citar um caso muito comum que acontece conosco.  Diz respeito aos juros que são cobrados pelos bancos, seja nos empréstimos,  financiamento, contrato de cheque especial, cartão de crédito.

É de conhecimento geral que nós pagamos as maiores taxas bancárias no mundo. E isso se deve a falta de conhecimento do consumidor. Aliado a isso os bancos se aproveitam para fazerem o que querem.

Como são poucos os casos de pessoas que pedem revisão de taxa de juros na justiça, os bancos tem um lucro enorme mantendo essa prática que é contra a lei. Segundo decisões dos nossos tribunais, os bancos são obrigados a cobrar a taxa média de juros estabelecida pelo Banco Central do Brasil. Essa taxa é calculada mês a mês de acordo com a média das taxas de juros de todos os bancos que operam no país.

Assim, se o seu contrato com o banco ou financeira, não respeitar esse limite você pode exigir que o banco devolva a diferença do que foi pago a mais ou abata o valor sobre as parcelas que serão pagas no futuro.

As médias mais recentes apontam para uma taxa de juros anual em média de 40% e mensal na faixa de 2%, mas se você olhar os contratos a maioria dele está com taxa de juros maiores que essa.

Se seu caso for um dos que está pagando juros abusivos é possível solicitar uma revisão dos valores pagos através de um processo judicial com advogado de sua confiança.

Essa revisão serve para a taxa de juros remuneratórios, taxa de juros moratórios, e também pode ser solicitado a devolução de valores pagos como tarifas de cadastro, de emissão de boleto, taxa de registros, e outras que os bancos e financeiras utilizam para aumentar o valor do débito e ludibriar o consumidor.

Esse pedido na justiça pode demorar algum tempo, mas o importante é que todos façam para que possamos chamar a atenção dos bancos e assim força-los a cumprir a lei como deve ser.

Escrevi mais sobre o tema em meu site, lá será possível ler no nosso blog sobre o tema: ação revisional de juros abusivos, basta clicar no link e será direcionado para a página.

Por entender importante ajudar disponibilizei em meu site um e-book que te ensina como calcular o juros corretos do seu contrato.

Esse e-book ensina diretamente como descobrir o valor correto dos juros que deveriam ser aplicados ao seu contrato, pois como falado, a taxa média de mercado é calculada mês a mês, assim, você deverá observar isso no seu contrato e após encontrar a taxa média de juros anual e a taxa média de juros mensais poderá ver se o seu contrato está com uma taxa menor ou maior.

Se nós, consumidores, começarmos a tomar medidas sobre essas cobranças indevidas conseguiremos reduzir essas taxas abusivas que pagamos.

Tenho um escritório de advocacia em Feira de Santana e espero ter ajudado.

Boa sorte e até a próxima.


0 sem comentários ainda

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

0 Comunidades

Esse perfil não é membro de nenhuma comunidade ainda.