Ação no Centro de Educação Livre Vida Plena (CELViP) em Pau da Lima
O corpo discente era formado por mulheres acima dos 30 anos de idade, contendo por volta de 16 alunas no total. Apesar das dificuldades, possuíam bastante empenho e motivação, além de demonstrarem grande interesse em aprender a mexer na internet. A formação dessas mulheres é importante para que se tornem influenciadoras e façam outras mulheres do bairro se interessarem pela tecnologia. Participaram as integrantes Ana Jéssica Moreira e Neusinéa Maciel.
Segunda Roda de Conversa - Meninas Digitais Regional Bahia
A segunda edição da Roda de Conversa do grupo Meninas Digitais Regional Bahia teve como objetivo movimentar o cenário das discussões acerca de gênero na área de Tecnologia da Informação. Além de um apanhado histórico acerca da presença feminina na ciência e, principalmente, na tecnologia, houve também a apresentação de alguns neologismos recorrentes no cenário contemporâneo de discussões sobre de gênero, tais como mansplaining, manterrupting, etc. A conversa teve início às 15h e foi realizada na sala de reuniões do IME.
Meninas dialogam: Manterrupting
Primeiro vídeo produzido pela equipe do Meninas Digitais UFBA falando sobre o tema manterrupting a partir das experiências de três mulheres atuantes na área de tecnologia. Abordando o que é o manterrupting, as experiências com esse ato machista e uma mensagem de encorajamento para lutar contra ele.
Roda de conversa sobre mulheres negras em tecnologia na Casa La Frida
O evento ocorreu na Casa La Frida com o objetivo de discutir sobre a inserção da mulher negra na tecnologia. Foi abordado a representatividade na mídia, os desafios enfrentados, os motivos pelos quais há poucas mulheres negras inseridas na área das ciências exatas,de modo geral, promovendo debate e reflexão.
Meninas Digitais na Campus Party
Pensando em trazer ainda mais mulheres para o campo da computação, apresentamos o projeto Meninas Digitais na Campus Party Bahia, para que todas(os) visitantes do evento pudessem conhecer e saber a importância de haver mulheres na computação, além de impulsionar as mulheres visitantes a se interessarem pela área e não terem medo das dificuldades que possivelmente elas encontrarão. Visando, também, aumentar o interesse das alunas do Meninas Digitais na área da computação, demos a oportunidade, para a maioria das meninas da quinta turma, de conhecer o universo tecnológico apresentado na Campus Party Bahia.