Ir para o conteúdo

My network

A NATUREZA DE FIBONACCI - Matemática na vida natural.

1 Um comentário Ninguém está seguindo este artigo ainda. 1009 visualizações

41b38948d5a758412f028e2473207682_1274391034

Os números de Fibonacci ligam-se facilmente à natureza. É possível encontrá-los no arranjo das folhas do ramo de uma planta, nas copas das árvores ou até mesmo no número de pétalas das flores. Podemos também encontrar a espiral de Fibonacci nas sementes das flores, em frutos e pinhas. Ou seja, ao nosso redor na natureza na vida.

 

Fibonacci

 

Img_2576r_1_fibonacci_flower

 

Espiral_natureza_fibonacci

 

Fibonacci-applied-photography-1

 

Images

 

Planta_fibonacci

Os arranjos das folhas de algumas plantas em torno do caule são números de Fibonacci. Com este arranjo, todas as folhas conseguem apanhar os raios solares de igual forma. Quando chove, o escoamento da água torna-se também mais fácil.


Fibonacci-_web

 

Spiral

 

Nautiluscutawayspiral

 

Fibonacci_golden_mean-www

Fibonacci2

O seu nome completo era Leonardo de Pisa

  • Ficou conhecido como Fibonacci, devido ao facto de Fibonacci ser um diminutivo de fillius Bonacci, que queria provavelmente dizer filho de Bonacci.

  • Nasceu em Pisa (Itália) por volta de 1175.

    • Ao longo das suas viagens conheceu a obra de al-Khwarismi e assimilou numerosas informações aritméticas e algébricas que compilou no seu primeiro livro " Liber Abacci" (o livro dos ábacos), que teve uma enorme influência para a introdução na Europa do sistema de numeração hindu-Árabe.

  • Desde muito jovem Leonardo visitou o Oriente e o Norte de África, onde o sistema de numeração hindu era já largamente usado.

  • Foi neste livro que Fibonacci introduziu o conceito dos números de Fibonacci e da sucessão de Fibonacci, tema do nosso trabalho.
  • Escreveu depois " Pratica Geometriae " onde analogamente descreve as suas recolhas sobre Geometria e Trigonometria.
  • Mas Fibonacci não foi apenas um compilador, pois estes livros contêm muitos exemplos não encontrados em documentos árabes.
  • Difundiu nos seus livros, os saberes matemáticos de origem indiana e árabe e estudou as operações elementares, assim como os números naturais, a decomposição de números em factores primos, as fracções e as equações entre outros.
  • Mas a concepção que Fibonacci apresentou no seu livro "Liber abacci" conhecido agora como os números de Fibonacci foi o que  mais o popularizou entre os outros matemáticos da sua época.
  • Pensa-se que Fibonacci terá morrido em 1250 em Pisa.

1 Um comentário

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

  • 980fbd11bf036136aa57924bfa1433cb?only path=false&size=50&d=404

    Cauã 13 de Maio de 2022, 12:32

    Manda a imagem com tudo