Brincar é umas das melhores formas de estimular a habilidade, desenvolvimento e o potencial da criança.
Qual a influência de um brinquedo na educação de uma criança? O brinquedo pode desempenhar vários papeis fundamentais na educação da criança… Pode representar de muito de apego (carrinhos, ursinhos, bonequinhas, etc.) que acompanha a criança em todas as suas etapas do dia a dia como: dormir, ir à escola, assistir televisão, tomar banho e outros.
Pode ajudar na socialização, pois ao compartilhá-lo a criança aprende a dividir o que é seu e respeitar o que é do outro. Pode contribuir para a fantasia e o mundo da imaginação em brincadeiras coletivas ou individuais. Pode também ajudar no desenvolvimento da organização, pois ao recolher e guardar começa este aprendizado.
Também auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora global se levarmos em conta aqueles brinquedos enormes que temos em parques e buffets de crianças onde a brincadeira acontece com o corpo.
Até aonde precisamos comprar e trocar os brinquedos que temos em casa?
Existem brinquedos para cada faixas etárias, isso não significa que não possamos abrir exceções. Devemos sempre aproveitar o momento do brinquedo para ensinar algo novo para a criança e quando percebemos que ela não dá mais importância para determinado brinquedo, podemos incentivar a doação com a sua participação e só assim permitir um novo brinquedo.
Isso evita acúmulos e contribui para a formação da criança.