Vamos colocar neste espaço informações pra ajudar os professores a utilizarem softwares educacionais que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem de matemática. Informações como funcionalidades, como instalar, e como utilizar são importantes para facilitar para os professores a escolha de qual software utilizar. Vamos dar preferência aos softwares livres.
Clique aqui e veja os resumos dos softwares KALGEBRA, KGEO e KIG
Os softwares abaixo fazem parte do pacote Kde Educational Project (Kde Edu) [1].
Kalgebra
O Kalgebra [2] é um software livre do pacote KDE Edu que representa gráficos e funciona como uma calculadora também, tanto para duas como para três dimensões. A sintaxe do Kalgebra é baseado no MathML [3], linguagem de marcação padrão do W3C para a representação de notação e informação matemática. Atualmente suporta apenas operações simples (aritméticas e lógicas) e a representação de gráficos 2D e 3D. Mas não é necessário saber MathML para utilizar o Kalgebra.
a) Visão Geral - o software é simples de usar, pois a sintaxe do MathML é bastante intuitiva. Por exemplo, para representar uma equação do primeiro grau, basta digitá-la na forma ax+b na aba “adicionar”. É possível representar mais de uma reta no mesmo plano, e definir uma cor para cada uma. Ao passar o mouse sobre a reta, são exibidos os valores das coordenadas X e Y do ponto sob o cursor. Este plano pode ser 2D ou 3D. Há também uma aba que é um dicionário com a referência das funções que podem ser utilizadas (por exemplo, seno, cosseno, etc). Além disso, algumas operações podem ser automatizadas com o uso de scripts, mas isto é para um usuário mais avançado.
b) Instalação - a instalação é simples pois o Kalgebra está empacotado para a maioria das distribuições Linux. O teste do software foi realizado no Ubuntu 9.10 e no Mandriva 2010.1. Em ambas as distribuições o software já estava empacotado. No Ubuntu, para instalar, basta rodar o comando sudo aptitude install kalgebra. Embora seja um software para o KDE, pode ser utilizado no Gnome também.
c) Facilidade de Uso - por implementar apenas alguns recursos do MathML, e pelo fato de o mesmo ter uma sintaxe bastante intuitiva, o uso do Kalgebra é fácil. Basicamente basta digitar as fórmulas, escolher
uma cor e clicar no botão para ter a curva representada no plano 2D ou 3D.
Equações do Primeiro Grau
1. Escolher um plano (2D ou 3D), clicando na aba superior
2. Na aba “funções”, digitar a equação no formato ax+b e escolher um cor
3. Clicar em “adicionar”. A curva será desenhada no plano
Uso nas séries do Ensino Fundamental
É apropriado, levando em consideração a facilidade de uso do software.
SW GEOGEBRA pode ser ENCONTRADO ONLINE EM
Agora estou querendo q vc deem um gás no SCRATCH e aprendam tb a utilizar o GEOGEBRA que está online em
http://bevilaqua.files.wordpress.com/2008/05/docupt_br.pdf
SW SCRATCH
SW WINPLOT