Ir para o conteúdo

Você sabe o que é Agroturismo?

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 125 visualizações

Hoje, nossa pauta será o agroturismo. Essa modalidade de viagem está se tornando muito popular. Especialmente no Brasil, onde tem uma tradição forte nesse tipo de atividade econômica.

No entanto, para alguns lugares, você deve entender que se trata de uma atividade sazonal. O que significa algo intermitente.

Uma coisa que você deve ter percebido é o gosto do brasileiro por viajar. Seja para dentro ou para fora do país. E, durante essas viagens, aproveitar o máximo possível de cada lugar que visita.

Apesar de as praias estarem entre os destinos preferidos dos brasileiros, existem outros pontos onde, também, gostamos de ir. Com um especial destaque para as regiões serranas do país.

Nesses ambientes, são mais praticados o ecoturismo e o enoturismo. E, claro, o agroturismo, do qual falaremos hoje.

Além do Brasil, esse tipo de turismo vem crescendo no mundo todo. Como em países com bastante tradição campestre, como Itália e Portugal.

Assim, vale a pena conhecer sobre ele. E é o que faremos hoje. Venha com a gente para conhecer mais sobre o agroturismo.

Do que se trata o agroturismo?

Antes de explicarmos o que é o agroturismo, de fato, vamos falar da necessidade de se afastar um pouco do ambiente urbano. Uma que tem crescido, bastante, nas últimas décadas.

Antes, esse tipo de ambiente era ligado, diretamente, à modernidade, à tecnologia e melhores condições de vida. No entanto, vem sendo entendido como um lugar onde as desigualdades ficam mais expostas. Além de um lugar estressante e de intensa correria.

Assim, em busca de se livrar da ansiedade e de melhores condições de vida, muitos estão se voltando para o campo. Embora saibamos que essas condições melhores podem, muitas vezes, serem idealizadas, a simples mudança, pode significar uma melhora.

Além disso, dessa maneira, é possível que se tenha um contato maior com a natureza. E, possivelmente, consigo mesmo, em meio a toda essa tranquilidade.

E esses são os pontos fortes do agroturismo. Essa necessidade de buscar um ambiente rural e mais tranquilo acabou por se mostrar uma boa opção para os viajantes. É uma oportunidade interessante para quem trabalha no ramo do turismo.

Quais são as principais atividades desenvolvidas aqui

Assim, podemos imaginar algumas das atividades que ganham palco nessa modalidade de turismo. O primeiro, como você deve imaginar, é acompanhar as atividades de lavoura e de pecuária. O que pode incluir, até, a participação (controlada) do turista.

Quando viajamos, da mesma forma, temos a vontade de provar os pratos típicos de um lugar ou estilo de vida. Com a tradicional comida do campo, não poderia ser diferente.

Isso vai desde um tradicional frango com quiabo e pequi até alimentos produzidos na fazenda. Como queijos, doces e outros. Assim, a modalidade se diversifica mais ainda.

Passeios e trilhas também podem estar inclusos. Para assim, com um contato maior com a natureza, a sua experiência ser completa.

Existe diferença entre agroturismo e turismo rural?

Mais ou menos. Podemos dizer que o turismo rural é um termo mais amplo, que engloba diversas atividades. Dentre elas, o agroturismo, de que estamos falando nesse artigo. Mas não se limita a ele, é bom frisar.

O agroturismo, como nós já explicamos, está mais ligado à visitação em fazendas, onde exista uma produção agrícola ou pecuária. Assim, você poderá conhecer um pouco mais desses processos, enquanto se delicia com os produtos deles.

Um ponto interessante aqui é que, para que o lugar atraia turistas, é preciso que ele tenha uma produção efetiva. Logo, podemos dizer que o agroturismo atua no combate da especulação fundiária no meio rural.

Dessa maneira, o turismo real não engloba, apenas, fazendas. Mas, também, outras atividades nesse meio. Como atividades turísticas, que ocorrem fora de um ambiente urbano, por exemplo.

Como é o agroturismo no Brasil?

Como dissemos, essa é uma modalidade de turismo bastante difundida no Brasil. Sobretudo em regiões serranas e no Sul do Brasil. Assim, onde ficar em Bento Gonçalves deve ser uma das perguntas que você fará nas próximas viagens.

Logicamente, que  possível fazer agroturismo fora do Brasil. No entanto, como estamos falando de um país continental, as opções, aqui, são muitas.

Podemos, assim, citar alguns exemplos de lugares interessantes. Como uma visita ao famoso Vale do Café, no estado do Rio de Janeiro, antiga capital Federal e, antes disso, do Império. Além de ser um passeio gostoso, ele é repleto de história.

No Espírito Santo, você, da mesma forma, encontra diversos destinos. Como, por exemplo, a Venda Nova do Imigrante e a cidade de Domingos Martins, na região serrana do estado.

A região Sul do estado é uma das mais visadas. Além de Bento Gonçalves, você também pode fazer uma visitação às vinícolas no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. E o Vale Europeu, no estado de Santa Catarina.

Assim, não deixe de conhecer essa nova modalidade de turismo. E, claro, se encantar com ele.


0 sem comentários ainda

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

0 Comunidades

Esse perfil não é membro de nenhuma comunidade ainda.