APRESENTAÇÃO
O Seminário Intermediário Conexão Escola-Mundo ocorrerá em 24 a 28 de Setembro de 2019 no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaías Alves (antigo ICEIA), no bairro do Barbalho, em Salvador. Esse seminário tem o objetivo de apresentar relatos de pesquisadores, professores e ativistas acerca do tema cultura digital, que envolve direitos humanos, cultura hacker e formação de professores.
O problema principal a ser tratado gira em torno da expansão da internet, das redes e dispositivos digitais que proporcionaram e potencializaram tanto práticas colaborativas a partir da cultura digital, quanto contribuiram para o aumento da intolerância, dos discursos de ódio e da violência. Durante quase uma semana, esta equipe multidisciplinar irá compartilhar suas bagagens específicas, consolidar arede de investigação formada para a sua execução e integrar ações das distintas linhas depesquisa em andamento.
Em paralelo, essa imersão no debate acerca das tecnologias digiais, pode se constituir em oportunidade ímpar para que pesquisadores das universidades e das escolas (professores da educação básica), alunos, funcionários e familiares possam refletir e discutir sobre outras concepções de educação e do fazer pedagógico, na busca de encontrar soluções ou alternativas de maneira coletiva e colaborativa. Assim, universidade, escola básica e comunidade estarão juntas em uma perspectiva formativa, ativista e de empoderamento.
OBJETIVO
O Seminário Intermediário Conexão Escola-Mundo tem por objetivo promover no CEEP Isaías Alves, escola que integra o projeto, uma rede de investigadores formada para a pesquisa com o objetivo de alinhar o marco teórico doprojeto e avaliar o percurso até esse momento intermediário da pesquisa. O seminário tem a intenção de aprofundar o debate em torno daconstrução coletiva de paradigmas outros para a educação, visando a formação de cidadãospara os direitos humanos com uma imersão plena na cultura digital, em uma perspectivaativista de empoderamento, autoria e produção colaborativa, característica estruturante da cultura hacker.
TÓPICOS DE INTERESSE
Diante do tema do Seminário, são tópicos de interesse:
- Escola Hacker/Educação Hacker;
- Educação para a Cidadania e Direitos Humanos na Cultura Digital;
- Formação de Professores;
- Políticas Públicas em Educação e Institucionalização (da Educação Hacker em Direitos Humanos);
- (Uso e desenvolvimento de) Ferramentas Digitais da Educação Hacker.