Hospedar um site na Internet e ter o seu próprio endereço “.com.br” na internet é o sonho de muitos blogueiros, e até mesmo de pequenos empresários que não possuem recursos suficientes para contratar uma agência de marketing digital como a Webtrends.
Temerosos a respeito do processo de registro do domínio (url) e hospedagem seja confuso ou muito caro.
Esse não é o caso: para registrar um domínio e ter um endereço de um site é possível por menos de R$ 50, com isso você pode registrar e hospedar seu próprio site na Internet e usá-lo durante 12 meses.
Este procedimento pode ser realizado pela página do Registro.Br, entidade civil responsável pelos registros e que regulamenta o registro de domínios brasileiros.
Mas a opção escolhida por muita gente é pagar empresas que intermediam este registro, que têm a vantagem de oferecer uma interface mais amigável para que usuários leigos consigam fazer tal operação de forma mais simples. Algumas aproveitam para oferecer em conjunto alguns planos de hospedagem na web.
Uma das empresas é a Locaweb, na qual usamos neste tutorial sobre registrar o seu domínio. A outra é a Godaddy, na qual voce pode contratar a hospedagem de sites com cupom clicando neste link.
Etapa 1. Na página de registro de domínios da Locaweb, faça uma pesquisa pelo endereço escolhido e verifique a disponibilidade do mesmo.
Pesquisando por hospedagemdesites.wiki.br, por exemplo, você notará que ele está indisponível. Mas “paginadozezim.com.br” ou tantos outros que você deseje criar podem estar livres para registro;
Etapa 2. Uma vez escolhido o domínio, clique em “quero registrar apenas o domínio selecionado”. Se preferir pode clicar em “quero uma hospedagem com 1 ano de domínio grátis” e escolher um dos planos de hospedagem da Locaweb;
Etapa 3. Se apenas quis comprar domínios, notará o carrinho de compras com o seu domínio escolhido. Informe o seu CPF ou CNPJ no campo determinado e clique em “prosseguir”;
Atenção: outros dados sobre você ou sua empresa serão exigidos ao longo deste processo. Todos essas informações ficam visíveis para qualquer um que queira ver no site “whois” do Registro.br caso você opte por registrar um domínio brasileiro. Esse é um problema de privacidade há anos discutido no Brasil, mas até hoje ainda não resolvido. Após efetuado o registro você poderá alterar esses dados, mas a transferência do domínio para outro CPF ou CNPJ exigirá uma burocracia um pouco maior.
Passo 4. Clique em “Não, ainda não sou cliente” para se registrar na locaweb. Antigos clientes devem clicar no outro botão para logarem;
Passo 5. Escolha um plano que atenda às suas necessidades, caso deseje, ou clique em “Não vou contratar agora”;