Ir para o conteúdo

5 dicas para fazer bons projetos na faculdade

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 250 visualizações
Projeto faculdade

Trabalhos universitários são essenciais para que o professor possa avaliar o aprendizado de um aluno. Para tirar boas notas, veja dicas para fazer projetos na faculdade.

Independentemente do curso escolhido, qualquer formação exige a entrega de trabalhos para a obtenção de notas. Para deixar a tarefa mais simples e bem sucedida, existem algumas dicas para fazer bons projetos na faculdade.

Essas dicas englobam todas as fases de um projeto, da pesquisa à execução. E em tempos em que o ensino à distância se solidifica, pensar em estratégias para deixar esse desenvolvimento mais fácil é essencial.

Veja como fazer bons projetos na faculdade, em 5 dicas práticas!

1 - Elabore um pré-projeto

Fazer um trabalho para a faculdade é mais simples se você tiver uma ideia estruturada em mente, o chamado pré-projeto.

Nessa fase, você deve conferir todas as informações passadas pelo professor e começar a “rabiscar” uma ideia.

É nesse momento também que você vai precisar levantar os materiais necessários para colocar sua ideia em prática.

Se o projeto final for um vídeo, por exemplo, você vai precisar pesquisar sobre edição e até sobre um programa para editar vídeos.

Essa pesquisa inicial também vai te ajudar a entender se o projeto que você planeja fazer terá os recursos e o tempo necessário para ser executado.

Ao pensar antecipadamente, você consegue fazer ajustes e até mudar o direcionamento do trabalho, caso note que não terá tudo o que precisa.

2 - Crie um roteiro do que será dito

Projetos de faculdade escritos ou apresentados têm algo em comum: uma mensagem precisa ser dita claramente.

Por isso, uma das dicas para fazer bons projetos na faculdade que valem para qualquer tipo de trabalho acadêmico é fazer um roteiro do que pretende dizer.

Antes de escrever o seu texto ou elaborar a apresentação, estruture uma lista com tópicos com o que você deseja abordar. Se há um número de palavras a ser atingido, pense em como dividir o texto nesses tópicos.

Se for um projeto apresentado, ou mesmo em vídeo, a dica de criar um roteiro também vale! Isso vai te ajudar a estabelecer os pontos mais importantes e não deixar nada passar.

3 - Uma apresentação conectada à pesquisa

Em muitos casos, um projeto de pesquisa escrito vem acompanhado de uma apresentação. E, em tempos de pandemia, a maior parte das universidades estão contando com apresentações em vídeo.

Nesse caso, é importante se atentar a dois aspectos. O primeiro é a conexão da apresentação à pesquisa. É preciso que ambas falem do mesmo tema e se complementem.

O segundo aspecto é a necessidade de criar um material de apresentação criativo. E quando falamos em vídeo, temos como vantagem uma série de recursos que não existem na “vida real”.

Portanto, na hora de montar sua apresentação, coloque sua criatividade no vídeo. Existem formas de editar vídeo online sem marca d'água, além de programas de qualidade profissional, como o Wondershare Filmora.

O Filmora é um software de edição que possui uma interface simples e intuitiva, enquanto entrega ferramentas capazes de dar acabamento superior a um vídeo.

Cortes, efeitos de transição, banco de músicas sem direitos autorais e até chroma-key são algumas das ferramentas disponíveis.

Ou seja, com o Filmora o estudante consegue ter dezenas de possibilidades para aplicar em uma apresentação, para deixá-la ainda mais atrativa e garantir uma boa nota.

4 - Trabalhe o visual a seu favor

Você já deve ter ouvido falar que boa parte do que aprendemos na vida, está conectado ao sentido da visão.

Não é por acaso que, por vezes, ideias complexas são facilmente explicadas com o apoio de imagens.

Uma das dicas para fazer bons projetos na faculdade é simplificar os conceitos do seu trabalho com o uso de elementos visuais, como gráficos, tabelas, diagramas e até vídeo.

5 - Pense no acabamento do projeto

Uma das dicas para fazer bons projetos na faculdade, bastante conhecida (e até obrigatória), é o uso das normas da ABNT em trabalhos escritos.

Mas além do acabamento adequado na parte escrita, você deve se preocupar com a finalização da sua apresentação.

No caso de projetos em vídeo, uma dica é conhecer os editores de vídeo usados pelos YouTubers e como eles deixam uma produção mais atrativa. Existem estratégias para chamar a atenção do espectador que você também pode usar no seu projeto.

Vale também lembrar do acabamento no quesito qualidade. Bons programas de vídeo são capazes de exportar em alta qualidade, para que todos os detalhes do seu vídeo apareçam na tela.

6 - Novas formas de estudar

Com o aumento do EAD no Brasil, alunos e professores precisaram se adaptar a formatos diferentes de medir o aprendizado de uma turma.

 

Segundo dados da Catho Educação, houve aumento das matrículas EAD de 70%, somente nos primeiros meses da pandemia. Enquanto não existir uma forma segura de estudar, sem contaminação, a tendência é que esse número cresça ainda mais.

Assim, os projetos de faculdade ganharam outras possibilidades. E ainda que os famosos artigos e trabalhos escritos continuem existindo, novos formatos entram na sala de aula virtual.

Para os estudantes, a necessidade de entregar um projeto adequado continua. Por isso, na próxima vez que você precisar fazer um trabalho valendo nota, não deixe de seguir essas 5 dicas para fazer bons projetos na faculdade.


0 sem comentários ainda

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.