Ir para o conteúdo

Saiba a fundo o que é a especulação imobiliária

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 95 visualizações
Especilacao imobiliaria

Descubra o que é a especulação imobiliária, quais os impactos desse processo e como se beneficiar para garantir bons investimentos no cenário.

Em suma, a especulação imobiliária envolve a compra e a manutenção de um terreno ou imóvel sem uso, adquirido justamente para aguardar por melhorias e adequações na região para valorizar e possibilitar uma futura venda rentável e lucrativa.
Siga com a gente e descubra abaixo como funciona a especulação imobiliária, quais as desvantagens e como se beneficiar desse processo.

Como funciona?

Basicamente, a especulação imobiliária ocorre quando se investe sem fazer uso do terreno ou da propriedade. Dessa forma, o comprador apenas aguarda o período necessário para a valorização da área para então,vender um terreno em Salvador.
Provavelmente, você já deve ter observado dentro da sua cidade alguns “vazios urbanos” como os espaços desocupados por muito tempo.
A verdade é que esse processo, na maioria das vezes, é rentável para o especulador que pode aguardar o período necessário para a valorização do espaço, que, inclusive pode ocorrer de várias maneiras como boa pavimentação, construções próximas, acessibilidade e infraestrutura. Contudo, enquanto não houver nenhuma modificação vantajosa na região do imóvel, provavelmente, ele continuará vazio.

Desvantagens da especulação imobiliária
Como mencionamos anteriormente, um especulador imobiliário busca por terrenos, apartamentos, salas comerciais ou casas para comprar esperando que boas mudanças virão para que ele possa vender o espaço ou a propriedade de maneira mais lucrativa. Contudo, não existe nenhuma garantia de lucro nesse processo.
Por outro lado, a especulação imobiliária é muito prejudicial para as cidades pois, além de interromper o crescimento natural dos municípios, ainda gera grandes falhas na malha urbana.

Como se beneficiar com esse processo
Embora a especulação imobiliária seja um processo consideravelmente danoso, a verdade é que existem maneiras de combate-lo, como, por exemplo, as ações realizadas pelo poder público, como medidas de punição a este tipo de prática.
Além disso, em alguns casos, os proprietários dos terrenos em Salvador (principalmente os localizados em zonas centrais das cidades) são obrigados a apresentar ideias para a ocupação dos espaços. Assim, conforme a oferta de imóveis aumentar, quem deseja investir nesse mercado, leva vantagem.
Além disso, também existem algumas companhias especialistas em retrofit, que reparam propriedades desgastadas e, depois disso, vendem os imóveis, independentemente de seus formatos.  Esse tipo de serviço é muito interessante para quem já investe no mercado imobiliário.

A importância do valor de mercado
Sem dúvidas, o valor de mercado de uma propriedade é um fator fundamental para quem deseja começar a investir nesse setor. Vale lembrar que esse valor difere do preço da negociação do imóvel. Isso porque, para chegar ao valor de mercado é necessário a avaliação de um especialista para considerar a localização e a precificação do metro quadrado, a infraestrutura, o grau de conservação e os diferenciais como número de dormitórios, suítes, áreas de lazer, vagas em garagens e muito mais.
Portanto, entender o valor de mercado é uma das formas mais eficazes de descobrir se o valor pedido por uma propriedade faz ou não sentido e analisar se o investimento será, realmente, um bom negócio. Nos casos de especulação imobiliária, dominar essa habilidade é ainda mais importante, já que, muitas vezes, os proprietários poderão se aproveitar de um ou dois fatores (como valorização da região e estado de conservação do imóvel) para vender propriedades por preços que não se justificam.

Enfim, gostou de descobrir a fundo e o que é e como se beneficiar da especulação imobiliária? Se esse artigo foi interesse para você, compartilhe-os em suas redes sociais. Com certeza, essas informações podem ajudar muitas pessoas que desejam dominar ou investir no mercado imobiliário.


 


0 sem comentários ainda

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.