Talvez você esteja se perguntando: qual é a relação que existe entre saúde, bicicleta e aplicativos?
Saúde e bicicleta é mais fácil, uma vez que pedalar proporciona muitos benefícios à saúde, mas onde entram os aplicativos?
Então, hoje em dia, você encontra vários aplicativos relacionados à saúde, e alguns deles específicos para quem anda de bicicleta.
Agora, se você é uma pessoa que não pratica atividades físicas, talvez ache tudo isso meio sem conexão.
E é justamente por isso que preparamos esse artigo, para que você entenda a relação que existe entre saúde, bicicleta e aplicativos.
Quais os benefícios de andar de bicicleta para a saúde?
Andar de bicicleta é uma das atividades físicas mais benéficas para a saúde física e mental, e sem falar que pode ser praticada em qualquer lugar.
Você pode pedalar na ciclovia, trilhas, estradas ou até mesmo nas ruas de sua cidade.
Mas se você está começando agora, vale a pena fazer uma pesquisa entre as melhores bicicletas, e assim, escolher aquela que proporciona mais conforto e segurança.
Selecionamos aqui os principais benefícios de pedalar uma bike para sua saúde:
1.Melhorar a resistência muscular
O movimento de pedalar requer uma maior força dos músculos, e o grande diferencial de andar de bicicleta é que trabalha praticamente todos os grupos musculares do corpo.
É sempre recomendado fazer uma massagem de tempos em tempos para aliviar os músculos.
2.Auxilia no processo de perda de peso
É um tipo de exercício que acelera o metabolismo e consequentemente, ajuda na perda de peso, pois queima as calorias mais rapidamente.
3.Alivia o estresse
Assim como qualquer exercício físico, pedalar libera endorfinas e serotoninas, o que provoca uma sensação de bem-estar.
E essa sensação ajuda a aliviar o estresse e ansiedade, e em alguns casos, até prevenir a depressão.
4.Não sobrecarrega as articulações
Como é um exercício de baixo impacto, não sobrecarrega as articulações, especialmente dos joelhos e pés.
5.Ajuda no controle da hipertensão
Quando você está pedalando, suas artérias e veias também estão trabalhando, o que ajuda no controle da hipertensão arterial.
Além disso, o coração não precisa se esforçar tanto para bombear sangue para outros órgãos do corpo.
6.Fortalecimento do sistema imunológico
Ao fortalecer seu sistema imunológico, isso evita muitas doenças, além de ajudar a prevenir o envelhecimento precoce.
A lista não para por aqui, mas, com certeza, pedalar é um dos melhores exercícios que você pode fazer em prol da sua saúde.
Dicas para escolher a bicicleta ideal
Independentemente de qual seja o seu objetivo, escolher a bicicleta errada vai ser desconfortável, e provavelmente, vai acabar abandonando a prática.
Portanto, quanto mais confortável for a bicicleta, maior a chance de você continuar pedalando.
Uma outra dica é a segurança, ou seja, você conseguir dominar a bicicleta e ter uma boa ergonomia, onde você consegue fazer todos os movimentos sem ter risco de causar lesões.
Por exemplo, uma bicicleta de mountain bike precisa de pneus com garra e amortecedores. Já uma bicicleta de estrada prioriza a aerodinâmica e velocidade.
Por outro lado, uma bicicleta para ser usada na cidade, a pessoa fica em uma posição mais ereta, conta com um bagageiro, espaço para colocar uma cesta, e suspensão para proporcionar mais conforto.
Enfim, em primeiro lugar, é preciso ter bem claro qual será o uso da bicicleta e depois, escolher aquela a qual você se adapta melhor, sempre colocando o conforto como principal critério de escolha.
Existem aplicativos que ajudam na hora de pedalar?
Com um número cada vez maior de amantes de bike, muitas empresas começaram a focar na criação de aplicativos, justamente para ajudar as pessoas na hora de pedalar.
O principal objetivo dos aplicativos é fornecer informações e fazer o registro das atividades para ciclistas, fazendo uso da tecnologia.
Por exemplo, alguns fornecem informações sobre o nosso ritmo, monitoram nosso corpo e até mesmo mostram o caminho.
Só para você ter uma ideia, existe um app que mostra os batimentos cardíacos, a quantidade de calorias queimadas, e todos esses dados podem ser transferidos para panilhas.
Dessa forma, é possível acompanhar a performance, e assim, você consegue avaliar o que ainda precisa melhorar.
Outros aplicativos disponíveis contam com um guia completo de manutenção para ajudar o usuário a consertar sua bicicleta sozinho.
Como escolher o melhor aplicativo para ciclismo?
Na verdade, isso vai depender do objetivo de cada pessoa, mas vale a pena levar em conta as funcionalidades que o aplicativo oferece.
Assim, fica mais fácil escolher qual é o mais adequado para você.
Veja, a seguir, algumas funcionalidades:
-
Sugestão de rotas;
-
Se oferece mapas offline, no caso do local não ter acesso à Internet;
-
Gasto de calorias;
-
Salvar caminhos;
-
Modo noturno;
-
Cálculo de IMC – Índice de Massa Corporal;
-
Monitoramento de ritmo cardíaco;
-
Integração do app com outros dispositivos, por exemplo, Apple Watch.
Portanto, existem aplicativos para todos os tipos de perfis, inclusive alguns funcionam como uma rede social, criando comunidades virtuais de ciclistas.
Para quem precisa de uma motivação a mais, esse tipo de aplicativo pode ser um incentivo para continuar andando de bicicleta.
Agora, alguns são gratuitos e outros disponibilizam planos. Então, vale a pena pesquisar e baixar aquele que mais atende ao que você precisa.
Qual é a relação entre saúde, bicicleta e aplicativos?
Agora que você já viu os benefícios de andar de bicicleta e os aplicativos que ajudam na hora de pedalar, talvez já tenha entendido qual a relação com a saúde.
A partir do momento que um aplicativo permite monitorar o ritmo cardíaco, por exemplo, dependendo dos indicadores, você é capaz de saber se está tudo bem ou não.
Todas as informações obtidas por meio dos aplicativos podem ser muito úteis para que o ciclista acompanhe a sua saúde, e procurar ajuda caso haja necessidade.
Muitas pessoas precisam de um incentivo a mais para continuar pedalando, e para aproveitar os benefícios à saúde, seria interessante baixar um aplicativo.
Como já foi dito, existem aplicativos que criam comunidades virtuais, onde um ciclista incentiva o outro, e assim, todos acabam se beneficiando dessa atividade física.