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O que precisa para abrir uma loja virtual?

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Ecommerce

O mercado virtual já vem crescendo muito nos últimos anos, porém, devido à pandemia de coronavírus, período em que as pessoas precisam passar mais tempo em casa, esse comércio aumentou bastante. Nesse contexto, se você já tem uma loja e deseja levá-la para o mundo online ou caso deseje começar o seu negócio do zero, neste artigo, iremos te ensinar o que precisa para abrir uma loja virtual, confira!

Faça o seu orçamento

O primeiro item da lista de “o que precisa para abrir uma loja virtual” não poderia ser outro: dinheiro. Antes de começar a pensar em abrir uma loja virtual, você precisa saber quanto é que você tem disponível para isso e, a partir de então, você pode começar a desenhar a sua loja virtual, pois, assim, dá para saber quais são os produtos, quais tipos de entrega e o melhor formato que você pode fazer para que a loja fique dentro do seu orçamento. 

Resolva as burocracias legais

O segundo passo nessa lista de o que precisa para abrir uma loja virtual é um CNPJ. Apesar de muitas pessoas julgarem que é desnecessário no mundo online, esse cadastro é muito importante para que o seu negócio cresça, para que os clientes tenham maior confiança no seu negócio, além de diversas outras coisas. Lembre-se, você pode optar pela opção de Microempreendedor Individual, ficar em dia com a justiça e você ainda pode aproveitar as condições especiais de empréstimos e diversas outras coisas.

Conheça os seus direitos e deveres

Uma parte importante na hora de abrir a sua empresa é atentar para a legislação vigente, em especial para a que regulamenta o e-commerce e a que ampara o consumidor. Assim, você não corre riscos de acabar cometendo alguma irregularidade no seu comércio, o que acarretaria prejuízos para você.

Escolha onde você deseja abrir o seu negócio

Caso você fosse abrir uma loja física, você precisaria encontrar a “locação” ideal. De forma semelhante, para o seu e-commerce, é necessário encontrar a “plataforma” ideal (e a internet é cheia de possibilidades). Por exemplo, você pode usar Marketplaces (que são shoppings, como a Amazon, em que diversas lojas cadastram seus produtos e a empresa se responsabiliza pela venda, pagamento e coisas do tipo) e também há a possibilidade de que você crie o seu próprio site. Em todos os casos, você deve analisar as seguintes variáveis:

  • O cadastramento de produtos;
  • As formas que você vai fazer para gerenciar o estoque da loja e o preço dos produtos;
  • Como você vai fazer para gerenciar os pagamentos dos pedidos;
  • O sistema de entregas que será montado;
  • Como você vai garantir a proteção dos dados dos seus clientes;
  • Coisas do tipo;

Depois de analisar essas variáveis, a questão seguinte de o que precisa para abrir uma loja virtual é encontrar a plataforma ideal para você. Basicamente, existem:

  • As grátis, que te permitem personalizar, mas que tem manutenção difícil e podem sair fora do ar com mais frequência;
  • As pagas, que cobram em porcentagem pelas suas vendas e não possuem tanta possibilidade de personalização, porém que são mais seguras e caem menos;
  • E as próprias, que, apesar de serem seguras e não fazerem cobrança pelo sistema de porcentagem, precisam de uma equipe especializada;

Defina as formas de pagamento que a sua empresa irá aceitar

Hoje em dia, com a popularização das e-commerces, existem diversas ferramentas que permitem que você gerencie as formas de pagamento da sua loja virtual com segurança, facilidade, preços baixos e mais. Por exemplo, você pode usar gateways, PSPs, subadquirentes e muitos outros tipos. Nesse contexto, para escolher qual é o melhor para a sua empresa, estude um pouco mais sobre quais são as necessidades dos seus clientes, compare os preços de cada solução, veja quais oferecem mais praticidade e coisas do tipo.

Organize a logística da sua empresa

Outra coisa importante que você deve levar em consideração antes de iniciar as suas vendas online são com relação à logística de entrega e de compra de mercadorias da sua empresa. Nesse contexto, é muito importante que ambas as partes das logísticas estejam em sintonia, pois, assim, você demora menos para entregar e poderá fazer entregas com qualidade e compromisso.

  • Logística com relação aos fornecedores: quando você vai encontrar um bom fornecedor, além dos preços (que devem ser compatíveis com o que você espera), você também precisa levar em consideração critérios como reputação da empresa (ela não pode te deixar na mão quando você estiver precisando), prazo (ele precisa concordar com o seu cronograma), qualidade do produto e qualidade da entrega até o seu estoque;
  • Logística com relação às suas entregas: essa logística é extremamente importante, pois, ele pode definir o sucesso da sua empresa. Isso porque nenhum cliente gosta de ficar esperando para receber em casa a mercadoria que comprou e muito menos quer que uma empresa entregue a mercadoria amassada. Sendo assim, você deve tomar bastante cuidado na hora de definir a logística do seu negócio.

Normalmente, as entregas podem ser feitas através de duas modalidades: por conta própria, em que a própria loja se responsabiliza pelas entregas e, para isso, contrata pessoas competentes para realizar essa função; e outra que está cada vez mais comum nos dias de hoje que é através de transportadoras, pois, assim, é possível percorrer um grande espaço em um tempo menor.

Saiba quem são os seus clientes

Para obter sucesso vendendo roteadores, por exemplo, roteadores BTV b11, você precisa conhecer quem são as pessoas que podem comprar esse produto. Com base nisso, você pode estruturar as suas estratégias de venda, a sua posição no mercado, a forma como você vai encontrar essas pessoas para comprar o seu produto e muito mais.

Defina sua estratégia de Marketing

Depois de todos os passos citados anteriormente, a sua loja está praticamente montada. Dessa maneira, para entrar no mercado, você precisa ter em mente uma estratégia de marketing para que você seja capaz de entrar no mercado e consiga vender os seus produtos de forma natural.


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