Com o mercado odontológico cada vez mais saturado, o dentista dono de consultório precisa cada vez mais entender de assuntos que não estão relacionados à prática clínica no consultório odontológico, mas também que estão relacionados com gestão e administração, como é o caso do marketing odontológico.
Lembro que, até a presente data que escrevo este artigo, o Brasil apresenta quase 300.000 dentistas e cada vez mais faculdades. Esse número corresponde a 20% dos dentistas do mundo todo.
O marketing odontológico ainda é um artifício pouco procurado e utilizado pelo dentista. Para se ter uma ideia, o termo “marketing odontológico” é o mais procurado nesta categoria que apresenta diversas variáveis, como mostro abaixo:
- Marketing odontológico;
- Marketing em Odontologia;
- Marketing na Odontologia;
- Como fazer marketing odontológico.
O termo ”Marketing odontológico” é procurado menos de 1000 vezes por mês no google. Analisando estes números, dentre outras variáveis, percebemos quanto ainda é escassa a noção da importância do marketing na odontologia, principalmente para captar pacientes para o consultório odontológico.
Do outro lado, apesar da ínfima procura pelo assunto, vejo os dentistas donos de consultórios utilizando algumas técnicas de marketing na odontologia:
- Divulgação de fotos do consultório odontológico;
- Cartões de visitas diferenciados;
- Panfletos;
- Propagandas odontológicas na internet.
Contudo, mesmo com a intenção de fazer uma ação para captar pacientes para o consultório, mais de 97% dos dentistas fracassam e conseguem resultados pífios ou até mesmo resultado algum. E o marketing odontológico vai mais além do que a simples propaganda odontológica.
E essa frustração faz com que o dentista desista de captar pacientes para o consultório odontológico através do marketing na Odontologia. Isso é algo muito natural. Afinal de contas, investiu tempo (que é dinheiro) e não viu resultados.
Porém, o que MUITOS dentistas não enxergam é que aquela estratégia de marketing odontológico dificilmente traria resultados porque foi feita da forma errada.
Fazendo uma analogia com a clínica odontológica, seria como um paciente fumante quisesse ter um resultado espetacular no procedimento de clareamento dental. E nós, dentistas, sabemos que isso será praticamente impossível.
De fato, se um dentista quer crescer no seu consultório odontológico sem fazer marketing, está fadado a duas situações abaixo:
- Lucros Pífios;
- Falência do consultório odontológico.
Saiba mais sobre marketing odontológico clicando aqui.