Estudo do movimento
A ciência Física que estuda o movimento é a Mecânica. Ela se preocupa tanto com o movimento em si quanto com o agente que o faz iniciar ou cessar. Se abstraírem-se as causas do movimento e preocupar-se apenas com a descrição do movimento, ter-se-á estudos de uma parte da Mecânica chamada Cinemática (do grego kinema, movimento). Se, ao invés disso, buscar-se compreender as causas do movimento, as forças que iniciam ou cessam o movimento dos corpos, ter-se-á estudos da parte da Mecânica chamada Dinâmica (do grego dynamis, força). Existe ainda uma disciplina que estuda justamente o não-movimento, corpos parados: é a Estática (do grego statikos, ficar parado). De certo modo, a estaticidade é uma propriedade altamente específica, pois só se apresenta para referenciais muito especiais, de modo que o comum é que em qualquer situação, possamos atribuir movimento ao objeto em análise.
O texto acima foi copiado do site WIKIPÉDIA em http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento
O MOVIMENTO
Cinemática é a parte da física que estuda o movimento sem se preocupar com os motivos (força) que originam esse movimento. As forças são estudadas na dinâmica.
Para chegarmos ao estudo da dinâmica teremos que organizar informações sobre a posição, o deslocamento, o espaço percorrido, a velocidade, a rapidez e a aceleração dos corpos que estudaremos aqui na Cinemática.
Conceitos Básicos
1. Espaço
Considere um corpo em movimento em uma trajetória (percurso) conhecida . Sua posição nessa trajetória irá depender de um ponto de referência que podemos simbolizar por o. O deslocamento desse corpo a partir de o é a posição dele na trajetória, e esse percurso feito pelo corpo é denominado espaço, simbolizado pela grandeza s.
Exemplo:
Quando estamos viajando e passamos por uma placa Km 25, por exemplo, entendemos que estamos a 25 km do Km 0 que pode ser considerado a origem da trajetória.
No ponto o, denominada origem do espaço, o espaço s é igual a zero, pois não ocorreu deslocamento.
Em qualquer outro ponto dessa trajetória o espaço poderá assumir valor negativo ou positivo, dependendo da sua orientação que indica o sentido para o qual o espaço cresce.
O Sistema Internacional de Unidades (SI) estabelece como unidade de medida do espaço o metro (m).
2. Deslocamento Escalar
Como no item anterior, deslocamento é o espaço percorrido em uma determinada trajetória.
Veja:
Um corpo em uma mesma trajetória em espaços diferentes.
Concluímos que a variação dos espaços e tempo percorridos por esse corpo é calculado da seguinte forma:
∆S = S2 - S1 ∆t = t2 - t1
Então, se o corpo desloca:
- no sentido da trajetória: S2 > S1 → ∆S > 0
- no sentido oposto ao da trajetória: S2 < S1 → ∆S < 0
Agora, se no instante t1 e t2, o corpo estiver na mesma posição teremos:
S2 = S1 → ∆S = 0