Ir para o conteúdo
ou

Tecciencia

My network

Tela cheia

Projeto Interdisciplinar SESI Candeias

1 de Julho de 2009, 21:00 , por Noosfero UFBA - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 43 vezes

A estratégia utilizada pelo projeto EDUCANDOW para fazer ciência com tecnologia no processo de ensino-aprendizagem dos 2 últimos períodos do ensino fundamental (8º e 9º anos) é expressada pela proposição de um projeto interdisciplinar, cujos documentos norteadores são:

  • o mapa do percurso didático delineado pelos professores, que é elaborado de forma colaborativa, e busca integrar as ações a serem desenvolvidas para alcançar as diversas habilidades. No primeiro momento,  esta apresentação gráfica do percurso didático está representada por um mapa mental construído com uma ferramenta colaborativa online, na internet, o que facilita  o compartilhamento de informações entre todos os participantes do projeto. Um exemplo de um percurso didático para a matriz de competências do exemplo anterior pode ser visto aqui.
  • a matriz de competências - que estabelece a competência global que deve ser alcançada pelos alunos ao final do percurso didático, através das habilidades a serem desenvolvidas em cada uma das disciplinas relacionadas com o tema desafiador (tema central em desenvolvimento pelo projeto). Assim, a matriz de competências estabelece de acordo com os conteúdos previstos pelos PCN's a competência associada com as habilidades correspondentes, o objetivo de aprendizagem a ser alcançado. Um exemplo de uma matriz de competências pode ser vista aqui.

De uma maneira geral os projetos interdisciplinares partem de um tema central que é estudado sob a ótica de diferentes disciplinas. Considerando-se diversos referenciais, é importante que os conteúdos das disciplinas sejam vistos como instrumentos culturais, necessários para que os alunos avancem na formação global e não como fim de si mesmo. A utilização da postura interdisciplinar favorece ações educativas que comprovadamente ampliam a capacidade do aluno de:

  • expressar-se através de múltiplas linguagens e novas tecnologias;
  • posicionar-se diante da informação;
  • interagir, de forma crítica e ativa, com o meio físico e social;

Acesse o projeto da I Unidade através do menu no lado esquerdo.

 

REFERÊNCIAS:

1. Uma Postura Interdisciplinar
Thereza Cristina Bordoni

http://br.groups.yahoo.com/group/forum-educacao/message/392

 

2. Interdisciplinaridade: um avanço na educação

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/interdisciplinaridade-avanco-educacao-426153.shtml


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.