Em construção
República velha: Movimentos Sociais
A república velha foi um período turbelento. Várias revoltadas sacudiram o país. Estas revoltas mostravam insatisfação diante de um sistema de governo que pouco alterava as condições de vida da população.
A Guerra de Canudos
Surgiu por volta de 1870, no sertão nordestino, pelo lider religioso Antônio vicente Mendes Maciel, chamada popularmente por " Conselheiro".
Imagem Retirada de http://ongiac.webnode.com.brAntônio Conselheiro nasceu em Quixeramobim, no Ceará, filho de pequenos proprietários, exerceu várias profissões, andava pelo sertão nordestino, reformando igrejas e cemitérios, fazendo pregações sobre moral e costumes, e , com isso conseguiu, pouco a pouco, a reunir muita gente a sua volta.
Em 1893, o Conselheiro e seus seguidores estabaleceram-se ás margens do Vaza-Barris, começaram a construir um povoado, que deram o nome de Belo Monte, conhecido depois como Canudos. O povoado chegou a ter cerca de 10 mil habitantes, a maioria deles eram sertanejos pobres que fugiam da opressão dos coronéis e do desemprego, em buscar de um lugar onde pudessem viver com dignidade. A religiosidade foi a forma encontrada pelos sertanejos para traduzir sua revolta e sua vontade de construir uma ordem social diferente, sendo uma sociedade que pregavam o igualitarismo e coletivismo.Tornando-se uma cidade "independente dentro do país".
Com o Crescimento do povoado de Canudos, as autoridades e os poderosos da região, temerosos de que outros grupos pudesssem se formar, (seguindo o mesmo modelo de Canúdos) passaram a exigir providencias do governo para destruir a comunidade. Foi o que bastou para que o governo enviasse várias expedições contra Canudos. As três primeiras sendo duas estaduas e uma federal, forram derrotadas pelos conselheristas que, durante a luta, aproveitaram para tomar as armas e munições deixadas pelos soldados em fuga.
o presidente de Morais ordenou então a formação de uma nova expedição formada por 7 mil homens, o cerco ao povoado durou três meses. Em 1°de Outubro de 1897,o exército federal desfechou o ataque final, utlizado dinamite e canhões. Quatro dias depois, arraia de Canudos havia sido completamente arrasado: as casas forma incendiadas e sua população foi massacrada. Estima-se que morreram ao todo por volta de 25 mil pessoas, culminando com a destruição total da povoação.
A Guerra do Contestado
Entre Santa Catarina e Paraná, numa área disputada por dois estados ( região do contestado), reinava um clima de forte tensão social, provocada pela entrada de empresas norte-americana na região. Uma delas, a Brazil Railway Company, que tinha sido contratada pelo governo para construir um trecho da Estrada de Ferro São Paulo- Rio Grande do Sul, esta empresa criou uma subsidiaria a Lumber que deveria colonizar a região com famílias estrangeiras. Mas o maior interesse da Lumber era exploração da madeira da floresta nativa de pinheiros e imbuias que cobriam a região. Por esta razão, seus dirigentes contrataram capangas para expulsar os posseiros daquela região.
Sem terras para morar e desamparados pelas autoridades, os sertanejos do contestado se aproximaram do beato José Maria. Os Monges apresentavam uma esperança de vida nova para o povo. Encarnavam o protesto e os anseios dos caboclos, formando uma contracultura, pois não representavam as instituições brasileiras. A procura dos Monges por essas pessoas seria uma forma de revolta, um protesto contra aqueles que sempre os exploraram. A luta do povo e a crença neles significavam a construção de uma nova sociedade, baseada na justiça social, sem exploradores e sem explorados.
A reação das autoridades e dos fazendeiros do Paraná foi imediato. O governo do Paraná decidiu, então, enviar forças militares para liquidar os sertanejos do Contestado. Mas eles resistiram. Durante uma das a luta, o monge José Maria morreu. Mesmo assim, os sertanejos não desistiram de seus ideais.
Porém, em abril de 1914, o governo federal entrou na guerra. O presidente Hermes da Fonseca enviou para a região cerca de 6 mil soldados do exército, armados de canhões e metralhadoras e apoiados por aviões, que exterminou com o movimento dos sertanejos. Com o fim da Guerra do Contestado, em 1916 , os governos do Paraná e de Santa Catarina chegaram a um acordo, acertando os limites entre os dois estados.
Assista agora o vídeo sobre o Contestado realizado pela TV Escola
Referências:
1- BOULOS JUNIOR, Alfredo. História–Sociedade e Cidadania.São paulo: Editora FTD S.A, 2006.p.71-84
2- DA SILVA CALONGA, Tania Aparecida. O MOVIMENTO MESSIÂNICO DO CONTESTADO. Oracula, v. 4, p. 53, 2008.