A descoberta dos Raios X
Wilhelm Conrad Rontgen
Foi um grande físico e o descobridor do raio x, ele nasceu em Alemanha, em 27 de março de 1845. Ai ele viveu seus primeiros 3 anos, quando a família então mudou-se para Appeldoom, Holanda, em 1848. Em 1862. Em 1862, ingressou na Universidade de Utrecht, Holanda para o curso de física, mas não o terminou, em 1865 muda-se para Zurique, Suíça, e inicia o curso de engenharia mecânica, formando-se em 1868, posteriormente se doutora em Física pela mesma Universidade. Casou-se com Ana Bertha em 1872, a quem conheceu nesta mesma instituição.
Como Rontgen descobriu o raio x ?
Wilhelm Conrad Rontgen descobriu em 1895 os Raios X, quando estudava o fenômeno de luminescência produzido por raios catódicos num tubo de Crookes( tubo de vidro). A descoberta foi ocasional, pois na verdade ele desejava saber como os raios catodicos propagaram-se pra fora do tudo de crookes. Ao final da tarde do dia 8 de Novembro de 1895, Rontgen estava determinado a testar uma idéia que possibilitaria, segundo ele, esta visualização.
O EXPERIMENTO
Rontgen envolveu um tubo de Crookes com uma espécie de capa de papelão, de cor preta, e ficou observando o tubo enquanto aplicava descargas elétricas entre os eletrodos do equipamento.Quando Röntgen ligou o tubo, acostumado que era à visão no escuro, percebeu que uma placa de de um material fluorescente chamado Platinocianeto de bário, colocada casualmente perto do tubo, brilhou. Rontgen então desligou o tubo e o brilho emitido pelo material fluorescente, de forma praticamente instantânea, desapareceu. Ele novamente ligou o tubo, e o efeito de fluorescênte voltou a aparecer.Rontgen concluiu esse fenômeno como um novo tipo de radiação que seria originada a partir da colisão dos raios catódicos com a parede de vidro do tubo. Desconhecendo a natureza de tais raios, denominou-os raios-X.
Imagem extraída: UFRGS ( Física Moderna)
Após a descoberta Röntgen convidou sua esposa para ir ao laboratório, pediu para que ela posicionasse sua mão entre o dispositivo e o papel fotográfico. O resultado foi uma foto que revelou a estrutura óssea interna da mão humana. Ficou registrado na história da humanidade a primeira radiografia humana, datada em 8 de novembro de 1895.
A primeira humana, da mão da Sra. Rontgen, tirada em 22 de dezembro de 1895
Vale a pena conferir este vídeo "A Saga do Prêmio Nobel"
Produção francesa exibida pela TV Escola
Um dos primeiros raios do mundo
Imagem extraída de hypescience