Veja este vídeo, é muito legal!
Agora sugiro que vc veja o vídeo abaixo, que explica direitinho como o indicador ácido-base funciona:
e agora tente escrever as reações que ocorrem em cada uma das etapas em que são adicionadas as substâncias, isto é, tente descrever quimicamente o processo que ocorre nesta experiência.
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Vc já ouviu falar em chuva ácida? Então utilize este objeto de aprendizagem
para aprender um pouco mais sobre este fenômeno que ocorre nas grandes metrópoles.
Nesta outra simulação, vc pode aprender outros aspectos sobre a chuva ácida.
E agora vc acha que Faz mal tomar chuva ácida?
Agora vc já é capaz de responder as seguintes questões:
1 – Quais são os fatores causadores da chuva ácida?
2 – Uma chuva ácida poderia ter quais valores de acidez na escala de pH?
3 – De que modo podemos diminuir a ocorrência da chuva ácida?
4 – Como se forma a chuva ácida?
5 - A chuva pode ser ácida em um ambiente não poluído? Explique.
6 – Por que a chuva ácida não cai, necessariamente, na área em que os gases poluentes são formados?
7 – Leia e explique afirmação: “Ainda que o homem não queimasse combustível fóssil, a chuva poderia ser ligeiramente ácida”.
Se vc quiser saber as respostas poderá obtê-las aqui
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FONTE da imagem: https://www.portalsaofrancisco.com.br/quimica/escala-de-ph
Agora faça uma tabela das principais substância que vc conhece e que utiliza no seu dia a dia e pesquise o pH delas. Comece com essas substância aqui:
Ácido de bateria
Suco gástrico
Sumo de limão
Refrigerante tipo cola
Vinagre
Sumo de laranja ou maçã
Cervejas
Café
Chá
Chuva ácida
Leite
Água pura
Saliva humana
Sangue humano
Água do mar
Sabonete de mão
Amoníaco
Água sanitária
Hidróxido de sódio