Ir para o conteúdo

Dicas para manter o seu computador livre de vírus

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 167 visualizações
Dicas manter pc livre virus

Nos dias de hoje é praticamente impossível achar uma pessoa que não use a internet, seja para trabalho, pesquisas, diversão ou de tudo um pouco, porém no mundo virtual existem muitas ameaças que podem nos prejudicar, conteúdos maliciosos e invasores mal intencionados roubando informações pessoais são algumas delas.

Por isso é importante ficar ligado nas principais maneiras para nos defendermos com eficácia, para isso nós separamos aqui algumas das principais ferramentas para manter o computador livre de vírus e outras ameaças. 

Hoje contamos com a ajuda do time editorial do TechTube, portal especializado em tecnologia. Fique conosco e aprenda como se defender no mundo virtual!

4 dicas simples para evitar vírus no seu computador

  1. Utilize programas para fazer limpeza e manutenção
  2. Uso correto do Firewall
  3. Mantenha o sistema atualizado com o Windows Update
  4. Sempre utilize um antivírus atualizado

Utilize programas para fazer limpeza e manutenção

Os programas de limpeza, como o nome já diz, não são diretamente ligados a manter o computador livre de vírus, mas possuem um papel importante no processo. São eles responsáveis por manter o computador livre de arquivos que só ocupam espaço e prejudicam a velocidade do computador.

Esse é um passo importante, pois mantendo o computador limpo ele ganhará velocidade de processamento e poderá executar todos os outros programas de uma maneira mais eficaz, evitando grande parte dos problemas do seu computador.

Existem diversos programas de limpeza no mercado, muitos deles, além de uma versão paga são disponibilizados também de uma maneira totalmente gratuitos, obviamente com menos recursos que a versão paga, mas que já possuem funções que ajudam bastante seu computador.

Nós recomendamos a utilização do CCleaner como principal alternativa gratuita, clique no link para fazer o download.

Uso correto do Firewall

O Firewall é um aplicativo essencial, encontrado nos sistemas da Microsoft desde o Windows XP, com diversas melhorias até o mais moderno utilizado no Windows 10. Ele tem uma importante função na hora de manter o computador livre de conteúdos maliciosos.

Basicamente o Firewall é uma parede de proteção que se encontra entre o computador e o conteúdo da internet que está sendo acessado, filtrando os dados que estão nesse fluxo, deixando passar os dados necessários para o seu acesso e bloqueando os dados considerados maliciosos, ou seja, é uma barreira de segurança muito importante em seu computador.

Além de ser importante o Firewall também é personalizável, o Windows te permite alterar as configurações de segurança do Firewall caso não esteja adequado ao que você deseja, incluindo uma opção para desativar o compartilhamento de documentos, caso você não queira que seus arquivos sejam vistos por outro computador.  

Mantenha o sistema atualizado com o Windows Update

O Windows Update também é uma ferramenta do Windows, como descrita no próprio nome. Ela tem a função de indicar as atualizações necessárias para a melhor funcionalidade e corrigir falhas do sistema no seu computador.

Caso esteja selecionada a opção padrão, de baixar e instalar automaticamente as atualizações, ele irá fazer essa função em segundo plano, sem interromper seu uso normal no computador e com uma tecnologia que garante que outros downloads não sejam afetados devido as atualizações do Windows estarem sendo baixadas

Essa é uma ferramenta importante pois aqui existem as chamadas “Atualizações de Segurança”, onde o Windows avisa de novas versões que chegam para corrigir problemas que deixam seu computador vulnerável para invasores e conteúdos maliciosos.

Então mantendo essa ferramenta sempre atualizada você terá maior segurança de que seu computador não seja afetado por conteúdos maliciosos e invasores mal intencionados.

Sempre utilize um antivírus atualizado

Acredito que chegamos na ferramenta mais conhecida para manter o computador livre de vírus, o querido e famoso antivírus. Mas você sabe como funciona um antivírus?

Na teoria ter um antivírus no seu computador é basicamente como ter um sistema de segurança com alarmes em sua casa, pois assim como existem invasores mal intencionados que podem roubar algo de valor da sua casa, também existem invasores que podem roubar informações preciosas que estão armazenadas em seu computador.

Essa é uma luta diária entre as empresas criadoras de antivírus e os invasores mal intencionados. Esses invasores a todo momento estão criando novas ferramentas para conseguir invadir computadores e roubar informações, enquanto os criadores dos antivírus também a todo momento estão atualizando suas ferramentas para combater os invasores e garantir segurança ao usuário, assim o antivírus trabalha diariamente detectando e eliminando as ameaças de seu computador.

Os serviços de proteção mais completos disponibilizados pelo antivírus normalmente são pagos, assim como seria se você instalasse um sistema de alarmes em sua casa. Porém você também acha alguns serviços menos completos disponibilizados de graça, mas que já ajudam com a proteção de seu computador, em todo caso o ideal é sempre contar com um antivírus confiável e que se mantenha atualizado. Opções como o Kaspersky, Avast, Avira, BitDefender e Panda Dome são apontados nos testes como ótimas opções de antivírus grátis para PC, clique no link para ler o teste completo.

Diante das informações do teste, cabe a você pesquisar um pouco mais sobre cada um dos antivírus disponíveis no mercado e decidir qual oferece a melhor opção para proteger seu computador dos invasores e conteúdos maliciosos.

Dica bônus para maior proteção

Além de ter ferramentas que ajudam na proteção de seu computador, é muito bom que fique sempre atento ao que te oferecem dentro da internet e desconfie mais de coisas oferecidas de maneira muito fácil de adquirir. 

Dentro da internet sempre existem ofertas mirabolantes como “Aprenda como ficar milionário em 1 ano”, “Clique aqui e veja de graça todos os filmes que estão em cartaz no cinema”, entre outras. Desconfie sempre de informações como essas, evite clicar em coisas do tipo pois a chance de ser algo com algum conteúdo malicioso que irá buscar afetar seu computador é muito alta. 

Recebeu um e-mail aleatório com um anexo estranho que você não sabe o que é? Não abra. Mesmo que seja de uma pessoa conhecida, se você não sabe do que se trata esse anexo, desconfie, responda o e-mail perguntando se a pessoa realmente quis te mandar o anexo e do que se trata.

Com essa desconfiança com certeza você irá evitar boa parte dos problemas que podem ser causados ao seu computador.

Conclusão

Essas foram nossas dicas para manter o computador livre de vírus. A conclusão que tiramos disso é que unindo as ferramentas disponíveis para proteção do seu computador no mercado e o seu bom senso na hora de utilizar a internet, fica muito difícil ser afetado pelas ameaças existentes no mundo virtual.

Então siga nossas dicas que com certeza te ajudarão e até a próxima!

 


0 sem comentários ainda

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.