Ir para o conteúdo

Usando a Internet de Modo Significativo e Responsável

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 87 visualizações

Esta comunidade foi criada com o objetivo de debater o

Uso da Internet de Modo Significativo e Responsável

e todas as implicações em nossa vida cotidiana.

A  proposta é realizar uma análise crítica do TERMO DE USO do ambiente Tecciencia, para perceber os pontos importantes relacionados com comportamentos e atitudes comuns, que infringem os direitos e deveres do cidadão usuário da internet, levantando os problemas advindos do mundo virtual com a perspectiva de discutir e obter possibilidades de soluções e/ou prevenção para o uso indevido da internet.

Os alunos deverão comentar e debater no fórum dessa comunidade. Inclusive tirar dúvidas sobre algum assunto que considerar relevante.

Este debate é necessário porque nossos alunos hoje não conheceram o mundo sem internet esperam que a internet esteja sempre disponível para fazerem “uso daquilo que funciona melhor”. Mas ainda não sabem que estão participando de um importante processo de mudanças comportamentais, que a escola precisa colaborar com ações efetivas para formar um usuário consciente, ativo e crítico quanto aos recursos oferecidos pela internet. A boa utilização dos recursos de informática e principalmente da internet, é uma das premissas importantes para o desenvolvimento do cidadão.

Como uma ação efetiva em torno da tarefa de formar um usuário consciente, ativo e crítico quanto aos recursos oferecidos pela internet propomos esta atividade com a perspectiva de integrar princípios da educação formal sem deixar de ter em conta a importância de tornar o acesso à informação uma responsabilidade individual que reflete no direito coletivo da sociedade.

São propostas abaixo algumas atividades:

  1. Leitura do TERMO DE USO, que está em http://tecciencia.ufba.br/tecciencia/termodeuso , identificando os pontos importantes de acordo com o entendimento de cada aluno;
  2. Navegar por alguns sites e portais que oferecem serviços ao internauta lendo seus TERMOS DE USO, algumas sugestões são: www.youtube.com (explorar Política de Privacidade, Termos de Serviço, Termos de serviço do conteúdo pago, Direitos autorais, Diretrizes da comunidade), www.yahoo.com.br, http://www.google.com/accounts/TOS, GoogleDocs em http://bit.ly/90i5hU .
  3. Navegar por alguns sites que podem ser considerados como reguladores do mundo virtual; - Comitê Gestor da Internet no Brasil http://www.cgi.br/ além dos sites relacionados: NIC.br - Registro.br - CERT.br - CETIC.br - CEPTRO.br - W3C.br
  4. Ver alguns vídeos sobre o assunto:

Agora deve-se tentar relacionar os problemas com as possíveis    soluções, e/ou alertas de prevenção.

 

Alguns textos que podem ajudar:


0 sem comentários ainda

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.