Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Enquetes

Participe!
269395 p5j9z0 250
Pesquisa de divulgação Sempre aberta
3 submissões
Sempre aberta

Olá, nos fale um pouco como conheceu a nossa página!

Ver resultados parciais
Seu e-mail ficará visível para o dono deste formulário.

HISTÓRICO

Veja aqui tudo o que já passou na nossa página!
Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog NEX-IME

29 de Setembro de 2015, 20:38 , por Noosfero UFBA - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

[Ciclo de Palestras 2018.2] - Educação, Tecnologias Livres e Redução de Desigualdades

30 de Outubro de 2018, 20:46, por Juliana Oliveira - 0sem comentários ainda

O Ciclo de Palestras Computação e Ética na Sociedade Contemporânea continua, e na próxima quarta-feira teremos a presença de Lenilda Austrilino, para realizar a palestra sobre Educação, Tecnologias Livres e Redução de Desigualdades.


Direcionada ao público das áreas de tecnologia, comunicação, jornalismo e demais interessados, a palestra acontece no dia 31 de Outubro de 2018, às 19h, no Auditório Maria José Zezé de Oliveira do Instituto de Matemática e Estatística da UFBA (Campus de Ondina). O evento é gratuito e terá transmissão online pela Rádio Onda Digital e canal Onda Digital, no Youtube.

O Ciclo de Palestras Computação e Ética na Sociedade Contemporânea é organizado pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Informática, Educação e Sociedade - ONDA DIGITAL em parceria com o componente curricular Computador, Ética e Sociedade, ofertado para alunos da graduação do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística. No semestre letivo 2018.2, o componente será ministrado pelas docentes Débora Abdalla e Rafaela Souza.

 

Utilizaremos o sistema GERE para inscrição de todos que tenham interesse em assistir às próximas palestras.

 

Você deve se inscrever através do site:

http://www.inscricoesciclocompusoc.ufba.br/

 

Com a inscrição e presença confirmadas, ao fim do Ciclo certificados serão emitidos aos participantes que frequentaram e prestigiaram nossos convidados.

 

Maiores informações:
https://www.youtube.com/ProgramaOndaDigital

https://www.facebook.com/ciclo.palestras

http://icecast.ufba.br:8000/radioondadigital.ogg



Edição #3 do Café Digital dicute Ciência e Tecnologia Livre para Redução das Desigualdades

30 de Outubro de 2018, 20:41, por Juliana Oliveira - 0sem comentários ainda

Na terceira edição do Café Digital discutiremos como a ciência e as tecnologias livres podem atuar como ferramentas de inclusão social.

Discutindo Ciência e Tecnologia Livre para Redução das Desigualdades, o tema do Café Digital está relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pelas Nações Unidas e vai de encontro às discussões promovidas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Experiências de incentivo à reflexão sobre ciência, tecnologia, suas aplicações e implicações sociais, ambientais e éticas serão apresentadas pela Profa. Dra. Lenilda Austrilino (UFAL) e pelo mestrando da UFBA em Psicologia e Saúde Mental, Iago Sampaio. A professora Lenilda trará as experiências desenvolvidas no interior do estado de Alagoas e o Iago, as experiências de inclusão digital com software livre, em parceria com o Onda Digital, para os pacientes assistidos pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD) Gregório de Matos em Salvador-BA.

Inscrições

Com inscrições gratuitas, o evento acontecerá no dia 31 de outubro de 2018 (quarta-feira), das 14:00 às 16:00, na Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa, localizada no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia. O evento terá emissão de certificado. Clique no botão "Inscrições" no menu lateral.

 

Público Alvo

Comunidade acadêmica da UFBA e de outras instituições de ensino superior, estudantes e professores da educação básica, assim como a comunidade externa.

 

Café Colaborativo

Ao final, será realizado um café colaborativo em que cada participante poderá levar algum item para compor a confraternização. O café ficará por nossa conta! Sugestões do que levar: frutas, bolos, tortas, sanduíches, biscoitos, bolachas, torradas, pão delícia. Atenção: Não dispomos de local para acondicionamento de alimentos perecíveis ou que sejam sensíveis a temperatura.



[Ciclo de Palestras - 2018.2] - Negras e Negros na Computação da UFBA

24 de Outubro de 2018, 12:59, por Verena de Araújo Santana - 0sem comentários ainda

Nosso Ciclo de Palestras Computação e Ética na Sociedade Contemporânea continua, e na próxima quarta-feira teremos a presença do Prof. Ecivaldo Matos, para realizar a palestra Negras e Negros na Computação da UFBA: desvelando desafios e buscando soluções para permanência estudantil.

Direcionada ao público das áreas de computação, tecnologia, raça, gênero e demais interessados, a palestra acontece no dia 24 de outubro de 2018, às 19h, no Instituto de Matemática e Estatística, Auditório Maria José Zézé de Oliveira (Campus de Ondina). O evento é gratuito e terá transmissão online pela Rádio Onda Digital e canal Onda Digital, no Youtube.

O Ciclo de Palestras Computação e Ética na Sociedade Contemporânea é organizado pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Informática, Educação e Sociedade - ONDA DIGITAL em parceria com o componente curricular Computador, Ética e Sociedade, ofertado para alunos da graduação do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística. No semestre letivo 2018.2, o componente será ministrado pelas docentes Débora Abdalla e Rafaela Souza.

Utilizaremos o sistema GERE para inscrição de todos que tenham interesse em assistir às próximas palestras.
Você deve se inscrever através do site: http://www.inscricoesciclocompusoc.ufba.br/

Com a inscrição e presença confirmadas, ao fim do Ciclo certificados serão emitidos aos participantes que frequentaram e prestigiaram nossos convidados.

Maiores informações:
https://www.youtube.com/ProgramaOndaDigital
https://www.facebook.com/ciclo.palestras
http://icecast.ufba.br:8000/radioondadigital.ogg

Quando: 24/10/2018, quarta-feira

Horário: 19:00 às 20:20

Onde: Instituto de Matemática e Estatística, Auditório Maria José Zézé de Oliveira
Tema: Negras e Negros na Computação da UFBA: desvelando desafios e buscando soluções para permanência estudantil

Resumo: No momento serão apresentados os resultados brutos do questionário aplicado ao corpo discente dos cursos de computação da UFBA para levantamento das dificuldades encontradas por esses estudantes, como eles se integram às políticas de ações afirmativas e às demais atividades universitárias curriculares e extracurriculares. Aproveitaremos o momentos para discutir sobre a presença negra e feminina, bem como os desafios que os estudantes enfrentam para permanecerem e concluírem seus cursos de graduação em computação na UFBA.

Sobre: O projeto nasceu de uma oportunidade de concorrer, em 2016, ao Concurso de Pesquisa Negras e Negros nas Ciências, promovido pela Fundação Carlos Chagas, com recursos da Fundação Ford. A partir de então, temos iniciado um percurso de descobertas e desafios ao tentar desvelar e entender a participação de negras e negros nos cursos de computação da UFBA, resgatando aspectos acadêmicos, políticos, subjetivos e das relações interpessoais. O projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Ecivaldo Matos (DCC/IME/UFBA).



Primeira bolsista do NEX-IME, Tânia Rocha, apresenta no Congresso UFBA 2018 trabalho sobre sua atuação no Núcleo

18 de Outubro de 2018, 17:02, por Verena de Araújo Santana - 0sem comentários ainda

A estudante de Licenciatura em Computação, Tânia Rocha, apresentou hoje (18/10/2018) no Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão UFBA 2018 um trabalho sobre suas atividades como bolsista do NEX-IME no período entre junho de 2017 e maio de 2018. Confira abaixo dados da apresentação.

TRABALHO: NÚCLEO DE EXTENSÃO DO INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DA UFBA

Área: INTERDISCIPLINAR ENGENHARIA, TECNOLOGIA E GESTÃO

AUTOR(ES): TÂNIA CRISTINA DOS SANTOS ROCHA, ANDREA ANDRADE PRUDENTE

Resumo: Com base no conceito de indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa nas Universidades Brasileiras incluído à Constituição Federal de 1988, a extensão universitária foi definida, no Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras em 2012, como um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade. Na Universidade Federal da Bahia (UFBA) essa interação com a sociedade é desejada e prevista em seus instrumentos normativos, como em seu Estatuto de 2009 que inclui a manutenção da Universidade aberta à participação da população, promovendo amplo e diversificado intercâmbio com instituições, organizações e movimentos da sociedade. O Instituto de Matemática e Estatística (IME), unidade partícipe desta Universidade, por compartilhar deste mesmo desejo cria o Núcleo de Extensão do Instituto de Matemática e Estatística (NEX-IME) com o intuito de fortalecer e divulgar as ações de extensão do IME e satisfazer as necessidades de seus servidores em relação ao desenvolvimento destas ações. O NEX-IME é composto por uma Coordenação e três Comitês: Administrativo, de Avaliação e de Comunicação. Para compor os Comitês visando atender aos objetivos do Núcleo, este conta com a participação de servidores docentes e técnico administrativos do IME, além de um estagiário de um dos cursos alocados no IME, a qual fui selecionada por meio de Projetos Especiais PROGRAMAS DE EXTENSÃO Congresso da UFBA 2018 | Caderno de resumos 699 edital interno, como discente do Curso de Licenciatura em Computação, para o período compreendido entre junho de 2017 até maio de 2018. Como um membro articulador deste processo, auxilio a Universidade e a Comunidade do IME em suas relações. Atuo no apoio às diversas atividades pertencentes ao NEX-IME, tais como: organização, sistematização e acompanhamento das atividades dos Comitês e da Coordenação, na comunicação e no apoio às relações entre o IME e a sociedade. Em conformidade com o edital interno de seleção, foi estabelecido em reunião com a atual Coordenadora do Núcleo, o plano de trabalho do estagio, o qual definiu minhas atividades, o cronograma de trabalho e os dias dos encontros de orientação. Estas atividades são: auxiliar na elaboração do Regulamento do Núcleo, criar e manter atualizada páginas e sites da internet do NEX-IME; administrar conta de e-mail arquivar documentações produzidas nas atividades de extensão; registrar reuniões promovidas dentro do Núcleo; manter atualizada as informações e o estado referente a cada ação de extensão com a criação e manutenção de um banco de dados com todas as ações de extensão do IME registradas no SIATEX desde 2009; orientar os proponentes e a comunidade, esclarecendo o processo e sanando dúvidas. Com estas diversas atividades poderei identificar e aprimorar competências e habilidades, garantindo assim uma formação não só baseada nas teorias, mas também nas experiências adquiridas através deste contato mais direto com a comunidade do IME e a sociedade. Além disso, estou sendo estimulada a estudar conteúdos futuros da ementa do curso, como por exemplo: linguagens de programação voltadas à web, bem como a compreender mais os instrumentos normativos da Universidade.

Palavras-chaves: Núcleo de extensão, Instituto de Matemática e Estatística, IME



[Ciclo de Palestras 2018.2] - Maker Initiative.

10 de Outubro de 2018, 17:32, por Verena de Araújo Santana - 0sem comentários ainda

Nosso Ciclo de Palestras Computação e Ética na Sociedade Contemporânea continua, e na próxima quarta-feira teremos a presença de Fábio Ferreira, para realizar a palestra sobre Maker Initiative.
Direcionada ao público das áreas de tecnologia, comunicação, jornalismo e demais interessados, a palestra acontece no dia 10 de Outubro de 2018, às 19h, no Auditório Maria José Zezé de Oliveira, do Instituto de Matemática e Estatística da UFBA (Campus de Ondina). O evento é gratuito e terá transmissão online pela Rádio Onda Digital e canal Onda Digital, no Youtube.

O Ciclo de Palestras Computação e Ética na Sociedade Contemporânea é organizado pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Informática, Educação e Sociedade - ONDA DIGITAL em parceria com o componente curricular Computador, Ética e Sociedade, ofertado para alunos da graduação do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística. No semestre letivo 2018.2, o componente será ministrado pelas docentes Débora Abdalla e Rafaela Souza.

 

Utilizaremos o sistema GERE para inscrição de todos que tenham interesse em assistir às próximas palestras.
Você deve se inscrever através do site: http://www.inscricoesciclocompusoc.ufba.br/

Com a inscrição e presença confirmadas, ao fim do Ciclo certificados serão emitidos aos participantes que frequentaram e prestigiaram nossos convidados.

 

Maiores informações:
https://www.youtube.com/ProgramaOndaDigital

https://www.facebook.com/ciclo.palestras

http://icecast.ufba.br:8000/radioondadigital.ogg

Quando: 10/10/2018, quarta-feira
Horário: 19:00 às 20:20 horas
Onde: Auditório Maria José Zezé de Oliveira, do Instituto de Matemática e Estatística da UFBA
Tema: Maker Initiative
 
Contamos com a presença de todos.