A separação de misturas é um processo importante da química, pois a produção de remédios, por exemplo, exige substâncias químicas puras. Além disto, nas pesquisas e experiências, é necessário que as substâncias utilizadas estejam em seu estado puro, isto porque se deseja obter resultados mais corretos. Por esta razão os métodos de separação são muito importantes.
Vc já pensou em que processos do nosso cotidiano são utilizados métodos de separação de misturas? Então veja estes exemplos:
- TRATAMENTO DE ESGOTO;
- TRATAMENTO DE ÁGUA;
- FABRICAÇÃO DE BEBIDAS DESTILADAS;
- EXAME DE SANGUE;
- SELEÇÃO DE FRUTAS PARA EXPORTAÇÃO;
- DESSALINIZAÇÃO DA ÁGUA DO MAR.
Procure saber mais sobre estes processos afinal eles são muito utilizados!
Veja mais em http://www.infoescola.com/quimica/separacao-de-substancias-misturas/
Agora veja, os métodos de extração de minérios também utilizam alguns destes processos de separação. Nos garimpos de ouro por exemplo, usa-se a levigação para separar o ouro da terra ou da areia.
Mas atenção...
Os métodos de extração de minérios provocam desequilíbrio ambiental como no caso do garimpo do ouro na Amazônia, cujo procedimento adotado fazia uso de mercúrio que contaminou diversos rios da região. A extração de ferro também demanda grande quantidade de água, que posteriormente retorna aos rios tornando-os barrentos, o que afeta a produção de alimentos para os animais aquáticos em geral devido à baixa luminosidade. Medidas já foram tomadas no caso do ouro, mas ainda há rios contaminados. Quanto ao ferro a principal empresa do Brasil, a Vale®, que já se chamou Vale do Rio Doce, reutiliza cerca de 80% da água, e promove ações de reflorestamento em locais desmatados pela atividade mineradora.