Ir para o conteúdo

Objetos humanizados para Humanos coisificados ... caminho da internet das coisas

1 Um comentário Ninguém está seguindo este artigo ainda. 59 visualizações
Internet das coisas

 

A internet das coisas como evolução humana revoluciona questões da sociedade com o meio ambiente. Ela pode ser encontrada em vários elementos inanimados (coisas) como, por exemplo, televisão, máquina de lavar roupa, geladeira, fogão, ar condicionado; todos eles conectados à internet; programados e liberados pelos algoritmos. E com isso, as atividades que poderiam ser elaboradas pelo ser humano; são elas (essas coisas) que fazem ou ditam o que deve-se fazer.

Isso nos remete a dizer que a internet das coisas, na verdade, tornam as coisas mais “humanizadas”. por um lado, isso é bom; ao passo que gera e permite assim, mais facilidade e rapidez aos seres humanos em suas tarefas diárias, mas por outro lado, cabe-nos dizer que a internet das coisas por tornar essas coisas mais “humanizadas”; Conduz aos humanos, em sua maioria, tornarem-se coisas ”coisificados”. Quando nós humanos resolvemos enviar nossos dados pessoais, nossas rotinas diárias para obter uma maior comodidade; esses dados nossos tornam-se produtos eficazes para nos tornarem marionetes (coisas) e nos fazerem enganados, manipulados por esses produtos.  Daí percebe-se que nem sempre consumir algo por sua aparente representação é bem vindo e, nos trará de fato os benefícios esperados. Nada melhor que uma boa pesquisa e uma larga reflexão; a fim de não nos tornamos escravos de nossas próprias tarefas.

 

Por Aldeneide Araujo, 2021.

Disciplina- EDCA 33/ Educação, Comunicação e Tecnologias.


1 Um comentário

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

  • Bonilla17 minor

    Maria Helena Bonilla 24 de Maio de 2021, 22:51

    Pois é Aldeneide, vivemos hoje num ecossistema onde coisas e humanos compartilham funções e poder, onde a ação "inteligente" de um condiciona a ação do outro, de tal forma que podemos analisar cada agente desse ecossistema como se fosse o outro agente, com características que antes não estavam no cenário, mas que hoje evidenciam esse hibridismo. É bom ou ruim? Entendo que é bom E ruim, pois a todo ganho implica perdas e precisamos lidar com essas contradições a partir de uma visão ética e estética.

0 Comunidades

Esse perfil não é membro de nenhuma comunidade ainda.