Ir para o conteúdo

Como evitar as Fake News

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 20 visualizações

A apuração incompleta das mensagens e informações recebidas costumam ocasionar no compartilhamento de inverdades, trazendo graves consequências. Antes de compartilhar uma informação, assegure-se de que tenha fontes seguras. Existem alguns sites que fazem a verificação de notícias: Aos Fatos, Agência Lupa, E-farsas, Boatos.org, Truco, Fato ou Fake. É imprescindível o esforço contínuo e coletivo de análise das informações e checagem dos dados que são divulgados nos meios de comunicação. 

Busque as fontes de informação.

Para apurarmos uma história, quanto mais soubermos sobre as fontes, melhor será para avaliar a confiança das informações. Questione-se! A fonte pode ter algum interesse nessa questão? A informação está mesmo completa? De onde veio? É possível checá-la em outros veículos? Essas perguntas são importantes para avaliar as histórias que chegam até nós.

Se não for possível identificar quem foi o autor e o responsável pelo veículo da informação, é necessário desconfiar ainda mais. As páginas de notícias falsas costumam não deixar explícito quem é o responsável pelo conteúdo publicado.

Leia as notícias completas, e atente-se à data de publicação. Muitas pessoas compartilham notícias antigas por lerem apenas as manchetes, ou não observarem quando foi publicada. Também é importante avaliar se o conteúdo lido trata-se de uma notícia ou da opinião de um autor.

 

 
Elaboramos um cartaz com cinco passos para identificar uma notícia falsa:
 
Cartaz fake news
 

0 sem comentários ainda

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.