Contribuição para saúde e preservação do meio ambiente vão além da atuação de concessionárias e do poder público
Para evitar problemas com a rede de esgoto, é preciso que a população mude hábitos relacionados ao descarte de resíduos e materiais. Assim, a contribuição para a saúde e a preservação do meio ambiente vão além da atuação de concessionárias e do poder público. É preciso estar atento também para identificar quando é necessário chamar um serviço especializado de desentupidora de esgoto.
A principal causa de entupimento é o descarte incorreto de lixo e gordura na tubulação. Além de impactar de maneira significativa o meio ambiente, essa prática gera transtornos para os próprios moradores, prejudica o funcionamento das estações de tratamento e aumenta o custo de manutenção.
De acordo com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), é preciso conscientizar a população sobre o uso correto dessa rede para que ela funcione adequadamente. Sua má utilização provoca entupimento das ligações, extravasamento das tubulações e até retorno de esgoto para dentro dos imóveis.
Assim, o funcionamento eficaz das redes e tubulações que coletam e afastam os esgotos das residências da cidade, o tratamento desses efluentes e a colaboração dos moradores evitam impactos ambientais e contaminações que possam causar problemas graves à saúde.
Cuidados que podem ser adotados em casa
Orientações de diversos órgãos ligados ao cuidado com saneamento e tubulações de esgoto incluem não descartar lixo — como plásticos, papel, camisinhas, cabelos e hastes de algodão — no vaso sanitário. Além disso, para que o sistema de esgoto não receba o material sólido, é preciso manter limpos ralos de chuveiro, tanques e pias.
Use ralo na pia da cozinha
Restos de alimentos podem provocar o entupimento e o rompimento das tubulações, aumentando o risco de retorno do esgoto para residências ou ruas.
Para resolver essa situação, basta colocar um ralinho de pia na cozinha. Essa é uma forma de filtrar os restos, evitando que sejam eliminados no esgoto, e ter a chance de descartá-los junto ao lixo orgânico para evitar entupimentos.
Não descarte óleo no ralo
Recomenda-se não despejar óleo de fritura na pia, pois a gordura quente se solidifica quando esfria, obstruindo a rede de coleta. Como alternativa, é indicado recolher o resto em recipiente descartável e deixá-lo em um ponto de coleta para reciclagem.
Vale verificar a caixa de gordura periodicamente, fazendo uma limpeza do local quando houver excesso de material incrustado.
Evite que pelos e cabelos desçam pelo ralo do banheiro
O ralo do banheiro é um local propício para que pelos se acumulem e fiquem presos. No entanto, é preciso removê-los antes que desçam pelo encanamento.
O ideal é retirá-los a cada banho para que não fiquem presos por muito tempo no ralo. Além de descer para a rede de esgoto, o material pode entupir a própria tubulação da casa.
No lixo do banheiro, descarte somente o que não é reciclável
Outra recomendação das entidades especializadas é não descartar no lixo do banheiro resíduos que poderiam ser reciclados. Esse recipiente deve ser, predominantemente, usado para o descarte de materiais não reutilizáveis.
Embalagem de pasta de dente, rolo de papel higiênico, garrafa de desinfetante e escova de dentes não devem ser descartados nesse lixo. Quando isso ocorre, o material reciclável é encaminhado para aterros ou lixões, levando anos e anos para se decompor.
Nesse sentido, é válido informar-se sobre os ecopontos existentes em cada cidade e fazer o destino correto dos resíduos.
Não jogue fio dental no ralo ou no vaso sanitário
Do mesmo modo que o cabelo, o fio dental também é um vilão para o entupimento do encanamento público e residencial. Ele se enrosca com outros objetos e pode virar uma massa que entope a tubulação. Deve-se, portanto, descartá-lo no lixo logo depois do uso.
Cuidados na obra podem evitar problema no esgoto
Além dos cuidados do dia a dia, a prevenção contra o entupimento da rede de esgoto começa na construção.
Algumas dicas incluem instalar o menor número possível de curvas na tubulação e não usar tubos menores do que 100 mm de diâmetro. Além disso, é importante construir ou instalar uma caixa de gordura adequada para cada tipo de obra e instalar os sifões das pias.