Professora do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia, mestre pela Universidade Federal de Bahia. Atualmente é coordenadora do Curso de Licenciatura em Computação, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática e Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: disseminação da informação, TV Escola, multimídia.
COISAS PRA CONSERTAR NAS COMUNIDADES DO TECCIENCIA
COISAS PRA CONSERTAR NAS COMUNIDADES DO TECCIENCIA
- COMUNIDADE AFRICA DE TODOS NÓS SINCRETISMO FAZER UMA INTERAÇÃO???
- Comunidade Machado de Assis consertar as laterais
- lá em area-e-perimetro-das-figuras-geometricas-planas/atividades a imagem de PI e alguns exercícios
LÁ NA COMUNIDADE TEOREMA DE PITÁGORAS OS LINKS NÃO FUNCIONAM: -
Pitágoras Net http://www.ies.co.jp/math/java/geo/pythagoras.html
Entendendo Pitágoras MINHA ATIVIDADE Q PRECISA CONSERTAR TEOREMA DE PITÁGORAS/ATIVIDADES links 1) e 2)
- lá em DE PITÁGORAS/EXRECICIOSLINK QUEBRADO http://www.prof2000.pt/users/hjco/Pitagora/pg000011.htm
- IDEM LINK QUEBRADO - http://clubematesccb.no.sapo.pt/pitagoras2.htm
- CURIOSIDADES 1) E 2) NAO FUNCIONAM
PARA PESQUISAR
Sobre SCRATCH e GEOGEBRA
http://www.geogebra.org/webstart/geogebra.html
e cujos tutoriais estão em
http://pt.scribd.com/doc/51330659/MANUAL-GEOGEBRA
http://bevilaqua.files.wordpress.com/2008/05/docupt_br.pdf
http://www.dailymotion.com/video/xq793y_hallar-el-valor-de-tan-45-en-un-cuadrado_school
Em out/2016 Olá Pessoal, aproveitando as conversas recentes que tivemos, acho que vc podem trabalhar juntos pra desenvolver algo com a lousa mágica. Eu tive uma ideia de fazer algo do tipo que está no anexo, juntando a ideia do videoscribe http://www.videoscribe.co/
Será que poderíamos fazer uma oficina pros alunos desenvolverem materiais de aprendizagem?
Regras da ABNT: veja as normas para monografias e trabalhos acadêmicos
http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/vida-na-universidade/pesquisa-e-tecnologia/regras-da-abnt-veja-as-normas-para-monografias-e-trabalhos-academicos-24m183ly0hqo75i0qrgiovpla
COISAS DE ASTRONOMIA DA UFBA
Astronomia (Repositório Institucional - Alerta nº 282) N. 282 | 24 de agosto de 2018 A astronomia se ocupa de estudar os corpos celestes, suas posições e movimentos. Desde a antiguidade, as civilizações vêm demonstrado interesse a este estudo. Aristóteles, Tales de Mileto, Nicolau Copérnico, Galileu Galilei e Isaac Newton, entre outros, foram alguns dos grandes pensadores que produziram no campo da astronomia. Há aproximadamente 3000 anos a. C, a astronomia limitou-se a observação e a previsões dos movimentos dos objetos visíveis a olho nu, não havendo muita relação com a física. Contudo, a cultura grega trouxe a definição de magnitude, o que gerou grandes avanços nesta ciência. Além disso, a incorporação do telescópio por Galileu Galilei trouxe mais precisão observações e quebras de antigos paradigmas. Atualmente foi demonstrada a existência da Via Láctea além de buracos negros, estrelas de nêutrons e radiogaláxias. Assim, até hoje a astrologia assume um papel determinante, sobretudo no que diz respeito à descoberta e acompanhamento da evolução de fenômenos como a curva de luz de estrelas variáveis, asteroides, cometas, entre outros. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais: |
CAGE – Centro de Pesquisa em Ciências Atmosféricas, Astronomia, e Geofísica Araujo, Alberto Ygor Ferreira de Experimentos didáticos em astronomia I: determinação do diâmetro de crateras lunares Santos Junior, Dourival Edgar dos Construção de uma luneta de alta qualidade e baixo custo |
RASCUNHOS PARA PESQUISAR
FERRAMENTAS DE AUTORIA ACEITAS PELO MOODLE:
PARA COLOCAR COMO REFERÊNCIA o que e ciencia gervais http://www.wfsj.org/course/pt/pdf/mod_5.pdf
Qedoc - Qedoc Quiz Maker é uma ferramenta para criação e distribuição de módulos educativos e de treinamento. O ambiente do programa pode gerar desafios, um sistema de revisão de exames e provas, uma ferramenta de aprendizado, um instrumento de análise. São mais de 100 tipos diferentes de questões, incluindo jogos de memória, anagramas, etc. Os testes de múltipla escolha podem ter inúmeras variações. A interface do programa é intuitiva, permitindo a inclusão de outros tipos de mídia, como MP3 e arquivos em Flash para deixar ainda mais interessante a forma de aprendizado.
Fonte: http://ultradownloads.com.br/download/Qedoc-Quiz-Maker/#ixzz3qr6H8000
Xerte - Este sitio ha sido desarrollado por y para la comunidad internacional que usa Xerte Toolkits como herramienta de trabajo en las distintas etapas educativas. Xerte Toolkits es una herramienta de autor gratuita y de fuentes abiertas. Tutores/Docentes y Aprendices/Estudiantes pueden crear contenido interactivo multimedia accesible.
Xerte Toolkits se integra a la perfección con videos online y variadas herramientas y servicios web. Los objetos de aprendizaje creados con Xerte pueden ser compartidos fácilmente así como adaptados o exportados para su uso offline.
iSpring - O iSpring Free 4.3 é um software que converte qualquer apresentação feita em PowerPoint em uma apresentação Flash, mantendo os efeitos visuais, transição de slides, formatação, etc.
http://www.ead.unifei.edu.br/arquivos/Tutorial_iSpring/Tutorial%20iSpring%20Free.pdf
PERMANECER 2013
Vejam alguns conteúdos muito bons desenvolvidos no PERMANECER 2013:
A) HIPERTEXTOS COM CONTEÚDOS EDUCATIVOS ADEQUADOS PARA O ENSINO MÉDIO
• Sobre a Sé Primacial do Brasil (http://tecciencia.ufba.br/sobre-a-se-primacial-da-bahia/)
• Vida e Obra Machado de Assis (http://tecciencia.ufba.br/vida-e-obra-de-machado-de-assis)
• A descoberta do Raio X (http://tecciencia.ufba.br/a-descoberta-dos-raios-x)
• Biomas Brasileiros (http://tecciencia.ufba.br/sobre-os-biomas-brasileiros)
• Eletricidade (http://tecciencia.ufba.br/sobre-eletricidade/sobre-eletricidade)
B) EXERCÍCIOS DO TIPO QUIZ
• Sobre a Vida e a Obra de Machado deAssis (http://homes.dcc.ufba.br/~frieda/quizzmachado/vida%20e%20obra.htm )
• Sobre Biomas (http://homes.dcc.ufba.br/~frieda/biomas/ )
• Sobre Salvador da Bahia (http://homes.dcc.ufba.br/~frieda/sobresalvador/)