Ir para o conteúdo

O que é eletroduto? Quais os tipos?

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 81 visualizações
O que e eletroduto

imagem: Freepik

Afinal, o que é eletroduto e quais são os seus tipos? Antes de tudo, ao construir ou reformar, os materiais elétricos são essenciais. Assim, entre as escolhas que você precisa fazer estão os eletrodutos ou conduítes. 

Isso porque eles são os responsáveis por proteger a fiação elétrica de uma construção. Dessa maneira, para escolhê-los corretamente é fundamental entender quais são os tipos de eletrodutos.

Então, caso você esteja planejando construir ou reformar sua casa, continue a leitura para entender melhor sobre o tema!

Afinal, o que são e para que servem os eletrodutos?

No geral, muitas pessoas sentem dúvidas quando precisam lidar com cabos e fios elétricos. Primeiramente, entenda que os eletrodutos e conduítes são os dutos que protegem os cabos e condutores de energia elétrica, que passam por uma camada subterrânea.

Isso significa que a função dos eletrodutos é proteger os condutores elétricos de influências externas, por exemplo, agentes químicos, choques mecânicos e colisões. Bem como protege também dos perigos de incêndio ou explosão, que podem ser causados devido à falta de isolamento da rede de eletricidade ou então por um curto-circuito.

Sendo assim, é possível intender que os eletrodutos possuem papel primordial em qualquer construção, mantendo a segurança elétrica do imóvel. Além disso, eles também conseguem contribuir para a decoração quando são visíveis. 

Por exemplo, esta é  uma opção bastante utilizada por quem gosta do estilo industrial e urbano.

Confira quais são os tipos de eletrodutos

Ainda que os eletrodutos tenham funções semelhantes, eles não são iguais. Portanto, para garantir a segurança elétrica da sua casa ou empresa é essencial compreender sobre os tipos de eletrodutos.

De maneira geral, eletrodutos podem ser metálicos ou isolantes, além de magnéticos ou não magnéticos. Além disso, curváveis, rígidos, flexíveis ou transversalmente elásticos são outras classificações possíveis. 

Sendo assim, confira abaixo cada um deles em detalhes.

Eletrodutos metálicos e magnéticos

Normalmente, eles apresentam uma cobertura de esmalte que evita a corrosão. Outro ponto é que eles possuem também a galvanização (camada protetora de zinco) ou então uma capa externa plástica.

Eletrodutos isolantes e não magnéticos

Já esses eletrodutos são feitos de materiais como o PVC, que possuem como característica a isolação térmica, elétrica e à umidade. Por fim, eletrodutos isolantes são anti-chamas, o que é ideal para as obras.

Eletroduto rígido

Mais um tipo de eletroduto, o rígido pode ser fabricado em tubos de aço galvanizado ou em PVC. No primeiro caso, ele é utilizado para resistir e preservar os fios e cabos em caso de circuitos elétricos. Enquanto no segundo, a prioridade é realizar o isolamento térmico e elétrico.

Sendo assim, esses tipos de eletrodutos podem ser instalados em lajes e pisos, bem como em linhas subterrâneas. Uma vez que, já são resistentes aos impactos externos. Assim, obras residenciais ou industriais são ideias para esse tipo.

No entanto, como eles não têm flexibilidade, são mais difíceis de manusear no momento da instalação.

Por fim, na categoria que chamamos de eletrodutos rígidos, ainda há subdivisões como soldáveis e roscáveis. Ambos possuem fácil conexão com outros tipos de eletrodutos.

Em suma, o modelo roscável, como o nome diz, é o que permite rosquear o eletroduto a outro, o mais recomendado para fazer conexões. Além disso, eles também são mais resistentes que o soldável, em que é necessário fazer alguns procedimentos nos eletrodutos antes de conectá-los.

Portanto, os eletrodutos roscáveis são utilizados em instalações elétricas ou de telefonia embutidas em lajes, paredes e pisos e em instalações enterradas, sempre envelopados por concreto.

Já os modelos em curva possibilitam que os eletrodutos e condutores acompanhem a estrutura da construção quando é necessário.

Eletroduto flexível

Agora, os eletrodutos flexíveis podem ser metálicos, sendo constituídos por uma fita de aço enrolada em hélice com uma cobertura impermeável de plástico. Ou então isolantes, de polietileno ou de PVC. 

Dessa maneira, são mais usados para fazer ligações de equipamentos que possuem vibrações ou pequenos movimentos enquanto funcionam.

Eletroduto flexível plano

No geral, esse é indicado para a condução e proteção dos fios e cabos elétricos nas instalações elétricas com baixa e média tensão. Sendo assim, podem ser usados de forma visível, embutidos na laje ou então  enterrados na área externa da edificação. 

Além disso, esse é o tipo mais utilizado para decorar ambientes que seguem o estilo industrial.

Então, sua superfície é completamente lisa, o que torna mais fácil a passagem dos fios e de cabos elétricos. Outro ponto importante é que esse tipo de eletroduto pode absorver vibrações, é muito impermeável a gases e vapores, é imune à corrosão, possui elevada resistência a abrasões e tem um material resistente para impacto e compressão.

Eletroduto flexível corrugado

Já para esse tipo de eletroduto o ideal é embutir. Mais uma vantagem é que ele se adapta facilmente às mudanças de direções, sendo o mais utilizado na maioria dos projetos elétricos, pois oferece maior segurança e qualidade.

Definitivamente, o eletroduto flexível corrugado é o mais popular e utilizado na maioria das instalações. Isso porque ele é a solução ideal para as instalações elétricas que possuem trajetos sinuosos, que exigem mais flexibilidade do eletroduto, sem perder qualidade e resistência.

Segundo as normas brasileiras, esse eletroduto deve possuir cor amarela.

Eletroduto corrugado flexível reforçado

Por sua vez, eletrodutos corrugados são recomendados para aplicações em lajes e pisos colocados sobre as formas e ferragens. Entretanto, pedem alguns cuidados de proteção nos pontos críticos.

Uma vez que, embora sejam mais resistentes, também podem sofrer com achatamentos no momento da concretagem.

De acordo com as normas brasileiras, esse eletroduto deve ter a cor laranja.

Eletroduto curvável

Já o eletroduto curvável são os tipos de eletrodutos que conseguem ser dobrados com a mão, utilizando força razoável. Porém, sem precisar usar qualquer outra ferramenta.

Eletroduto transversalmente elástico

Por fim, esse tipo contêm polietileno de alta densidade. Sendo assim, é usado em linhas embutidas, especialmente em prédios residenciais e comerciais. 

Dessa maneira, a principal vantagem, em comparação com o eletroduto rígido, é a facilidade de instalação e por dispensarem as curvas.

Então, o que achou sobre o eletroduto e seus tipos? Deixe nos comentários.


0 sem comentários ainda

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

0 Comunidades

Esse perfil não é membro de nenhuma comunidade ainda.