Ir para o conteúdo

My network

ILUSTRAÇÃO DE 1750

 

Vejam uma das  melhores representações da Catedral ainda intacta em meados de 1750

Ilustração da p. 312 do livro de José Antônio Caldas "Noticia Geral de toda esta Capitania", publicado em Lisboa em 1758.

FONTE: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1425200A

 

 

Atividades

Ninguém está seguindo este artigo ainda. 5 visualizações

1) Uma atividade bastante interessante seria propor aos alunos a confecção de um painel digital de fotos  em que se pudesse apresentar através de fotos as modificações pelas quais passou  a PRAÇA DA SÉ, por exemplo, em um determinado período de tempo. Em cada foto do painel poderia haver um comentário que explicasse a foto e suas particularidades.

Para isto se poderia utilizar a ferramenta online

 

para montar o painel.

 

 

2) Outra possibilidade de atividade para os alunos seria propor a construção de  uma linha de tempo, onde fossem evidenciados os benefícios ou os malefícios trazidos ao ambiente com as modificações sofridas com o tempo.

 

 3) Também pode ser interessante propor uma pesquisa para fazer uma comparação entre a preservação dos sítios históricos de outros países ou mesmo de outros estados brasileiros, para tirar uma conclusão  a respeito do pensamento daquela sociedade sobre a preservação do ambiente histórico. Será que outras culturas têm o pensamento diferente da nossa? Veja os exemplos de Sevilha e Santiago de Compostela na Espanha.

4) Poderia se propor também a elaboração de uma enquete para ser aplicada à população do entorno da escola para entender como ela considera estas questões, qual o nível de interesse em preservar, qual o nível de conhecimento deste fatos, etc.


Vejam como era ...

Antiga Catedral

Reconstituição de Vilhena

 

 

 

 

 

O português Luís dos Santos Vilhena chegou em Salvador em 1787, onde foi professor de grego até 1814. Em uma de sua obras, publicada em 1802, apresenta uma ilustração da Sé, como existia no século 18.

 

 

 

O original deste documento está na Biblioteca Nacional. Veja mais em

 

http://www.bahia-turismo.com/salvador/igrejas/fotos/se-vilhena.htm

 

 

VEJA UM POUCO

DA HISTÓRIA DE SALVADOR