1) Uma atividade bastante interessante seria propor aos alunos a confecção de um painel digital de fotos em que se pudesse apresentar através de fotos as modificações pelas quais passou a PRAÇA DA SÉ, por exemplo, em um determinado período de tempo. Em cada foto do painel poderia haver um comentário que explicasse a foto e suas particularidades.
Para isto se poderia utilizar a ferramenta online
para montar o painel.
2) Outra possibilidade de atividade para os alunos seria propor a construção de uma linha de tempo, onde fossem evidenciados os benefícios ou os malefícios trazidos ao ambiente com as modificações sofridas com o tempo.
3) Também pode ser interessante propor uma pesquisa para fazer uma comparação entre a preservação dos sítios históricos de outros países ou mesmo de outros estados brasileiros, para tirar uma conclusão a respeito do pensamento daquela sociedade sobre a preservação do ambiente histórico. Será que outras culturas têm o pensamento diferente da nossa? Veja os exemplos de Sevilha e Santiago de Compostela na Espanha.
4) Poderia se propor também a elaboração de uma enquete para ser aplicada à população do entorno da escola para entender como ela considera estas questões, qual o nível de interesse em preservar, qual o nível de conhecimento deste fatos, etc.