Ir para o conteúdo
Feed RSS

Histórico

Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Tecciencia isaque display

Arte de Isaque Santana para o TecCiencia

A rede TecCiencia é um espaço virtual que promove o aprendizado colaborativo, que ocorre através da criação de comunidades educacionais que permitem comunicação e interação entre todos os integrantes, oferecendo múltiplos recursos das mídias e participação efetiva de toda a comunidade escolar, família e sociedade. Dessa forma, a organização do percurso pedagógico e o compartilhamento de conteúdo educacional ficam disponíveis em um único ambiente de aprendizagem, estimulando as interações entre alunos e professores.

O desenvolvimento da rede TecCiencia, desde sua origem, estabeleceu contato com a extensão universitária, por meio de pesquisa-ação, na busca por compreender como a Ciência da Computação pode se articular com a Escola e entender quais mudanças a tecnologia digital pode provocar na postura metodológica interdisciplinar do professor.

Iniciamos em Julho de 2007 o projeto EDUCANDOW - Educação em Ciência e Tecnologia para Escolas de Ensino Fundamental do Município Candeias, através de uma parceria entre a Universidade Federal da Bahia e a empresa Dow Brasil S.A., sob a coordenação do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística.

O projeto Educandow foi posto em prática no período de Julho de 2007 a Fevereiro de 2009 em uma escola da rede pública do município de Candeias, especificamente para o segundo ciclo do Ensino Fundamental. No período exposto, a articulação entre os conteúdos estabelecidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais e o campo exploratório das Ciências foi possibilitado pelo uso de um Laboratório de Ciência e Tecnologia, espaço destinado às atividades práticas de experimentação real e/ou simulada dos conteúdos escolares e por um ambiente digital, na plataforma wiki, especialmente desenhado para apoiar as atividades, o mesmo intitulado “TecCiencia”. Como aquele ambiente virtual era um tanto estático e com a crescente apropriação dos adolescentes às redes sociais, evoluímos para um ambiente educacional similar às demais redes sociais, utilizando os fundamentos da web 2.0, autoria, colaboração, interação, hipermídia, possibilitando um aprendizado lúdico e autônomo para os alunos.

O software escolhido para construção da rede social educacional TecCiencia foi o Noosfero, um software livre para construção de redes sociais, reconhecido como tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil em 2017.

Durante o período de 2010 a 2012, o projeto foi experimentado na escola SESI de Candeias, Bahia. Como fio condutor dessa aprendizagem, estabeleceu-se o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, organizados no TecCiencia em forma de comunidades, que contemplam os seguintes valores: o desenvolvimento da capacidade de aprender; a compreensão de fatores sociais, políticos e ambientais do Planeta; a aprendizagem por desafios e descobertas; o uso experimental das Ciências articuladas com situações do cotidiano.

Teccienciaold

Página inicial do TecCiencia | 2007-2016

A metodologia prioriza a interface entre a educação e as tecnologias contemporâneas, articulando e explicitando o conhecimento de forma significativa e colaborativa. O aluno é visto como co-autor da comunidade, agente do seu processo de aprendizagem, sujeito com conhecimentos prévios, pesquisador, participativo, cooperativo e crítico. Nesta perspectiva, o professor é visto como mediador, co-participante, explorador, mobilizador de sua comunidade, facilitador, problematizador, orientador, articulador do processo de aprendizagem. Apresenta comportamento interativo, é um educador que instiga a inteligência de seus alunos para a produção e disseminação de conhecimentos.

Outro elemento favorecedor dessa rede são  suas suas ferramentas, que apresentam similaridades com outras redes sociais comumente utilizadas pelos jovens e professores, o que não causa “estranhamentos” aos usuários. Em uma perspectiva qualitativa percebemos alunos totalmente ambientados e compreendendo esta nova perspectiva de aprendizagem, que colaboram e sugerem novos temas a serem estudados e pesquisados, proporcionando uma maior integração professor/aluno, aluno/aluno, aluno/UFBA. 

Em 2013 iniciamos o processo de migração da rede TecCiencia para o servidor Noosfero UFBA, mantido pela Superintendência de  Tecnologia da Informação (STI). Realizamos o redesign de interação do ambiente com base no trabalho de mestrado em Ciência da Computação, intitulado “Design de Interacão Multicultural: Um Framework Semioparticipativo para o (re)design da Interacão de Softwares Educacionais”. Continuamos investindo no desenvolvimento de novas funcionalidades no ambiente para ampliar o aprendizado colaborativo. Além disso, planejamos desenvolver melhorias de uso desse ambiente digital em plataforma móvel e possivelmente integrar à pesquisa modelos de gamificação e ontologias aplicadas a rede TecCiencia. Para esse desenvolvimento, contatamos com um grupo de trabalho formado por alunos de iniciação científica e extensão, professores e alunos de pós-graduação do grupo de pesquisa e Extensão Onda Digital.

Paginainicial

Página inicial do TecCiencia | Atual

encontro teste

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 51 visualizações
28 de Novembro de 2018, 15:54

teste



slide Artigos

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda.



slide

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda.



Projeto

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 67 visualizações