Ir para o conteúdo

Introdução

6 pessoas seguindo este artigo. 14521 visualizações

 

Tit1

Tit2

Na sociedade contemporânea o uso das TIC assume cada vez mais funções que regulam os meios de comunicação, imprimem novos conceitos culturais, formulam questões sociais, abrem espaços para outros campos de trabalho.

Assim, uma nova concepção de educação se faz urgente para que tenhamos uma escola que se aproprie das potencialidades tecnológicas e não continue ampliando o distanciamento entre o que está acontecendo além dos muros escolares, onde ocorre uma verdadeira avalanche de informações.

Para tanto propomos o desenvolvimento de uma matriz curricular adequada às demandas da sociedade atual, contemplando a pertinência do mundo contemporâneo, especialmente no que se refere ás questões ambientais, econômicas e sociais, promovendo a concepção de novas formas de aprendizagem em consonância com as tecnologias, a cultura, o trabalho e as práticas sociais necessárias ao contexto atual.

Considerando-se diversos referenciais, em uma práxis que se conecte com as tecnologias é importante que os conteúdos das disciplinas sejam vistos como instrumentos culturais, necessários para que os alunos avancem na formação global e não como fim em si mesmo. A utilização da postura interdisciplinar favorece ações educativas que comprovadamente ampliam a capacidade do aluno de:

  • expressar-se através de múltiplas linguagens e novas tecnologias;
  • posicionar-se diante da informação;
  • interagir, de forma crítica e ativa, com o meio físico e social.

 

  • Os eixos estruturantes dessa nova concepção curricular preconizam os processos de aprendizagem pela
    pesquisa, desenvolvendo os principais fundamentos para o exercício da cidadania e preparação para o mundo do trabalho através de valores centrados na ecossustentabilidade, responsabilidade social, empreendedorismo e inovação, assim como a experimentação real e/ou simulada dos conteúdos escolares por um ambiente digital especialmente desenhado para apoiar as atividades que intitulamos TecCiencia (http://tecciencia.ufba.br).

 

 Referências:

 Artigo publicado na Revista de Informática Aplicada, Volume 10, Número 1, 2014, intitulado TecCiencia: uma Rede Social para Educação Básica com autoria de Abdalla, D., Schwarz, A.F. e Lima, A. (2014). online em Revista de Informática Aplicada.

Artigo aceito no Challenges 2013 - VIII Conferência Internacional de TIC na Educação/Universidade do Minho/ Braga/Portugal, intitulado UMA ALTERNATIVA DE DESIGN DE MATERIAIS EDUCATIVOS PARA UMA REDE SOCIAL DE APRENDIZAGEM.

Artigo apresentado no TICEDUCA/2012 em Lisboa,PT, intitulado UMA PERSPECTIVA DIDATICO-PEDAGÓGICA ATRAVÉS DA REDE SOCIAL PARA EDUCAÇÃO TECCIENCIA.

Artigo apresentado no SBIE 2012 intitulado Projeto Educandow: experimentando uso de rede social como apoio ao ensino fundamental.