Ir para o conteúdo
Feed RSS

Vaca Amarela

Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Feed do site noticioso Vaca Amarela

Gincana em Escola no Uruguai

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 5 visualizações

No dia 10 de agosto aconteceu uma gincana na Escola Municipal Carmelitana do Menino Jesus, que fica no bairro do Uruguai, em Salvador. A Gincana foi em homenagem ao dia do estudante (11 de agosto – PARABÉNS PARA TODOS!!) e a ideia era valorizar o espaço escolar. Vamos assistir ao vídeo?



Dengue tipo 4

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 5 visualizações

É bem provável que você já tenha tido dengue do tipo 1, 2 ou 3.  Nessa época de chuva, a possibilidade da doença voltar a aparecer é maior, já que a água que cai do céu pode se acumular em algum cantinho e favorecer a reprodução do mosquito Aedes aegypti, que adora água parada.

Em Boa Vista, capital de Roraima, estado que fica no Norte do país, foram confirmadas nesta semana 3 casos de dengue do tipo 4. O vírus DEN-4 – responsável por esse tipo de dengue – não era detectado no Brasil desde 1982, mas já circula há vários anos em dez nações das Américas, incluindo o Peru, a Colômbia, o Equador e a Venezuela, que faz fronteira com o estado de Roraima.

Os quatro tipos virais da dengue provocam os mesmos sintomas: dores de cabeça, no corpo, nas articulações e atrás dos olhos, febre, diarreia, vômito, entre outros. O tratamento também é o mesmo, independentemente do tipo de vírus. O único problema é que como é um vírus novo por aqui,  não temos ainda imunidade contra esse sorotipo e, por isso, há risco de epidemia caso ele se disperse para outros estados.

Por isso, não deixe água parada em recipientes de plantas, peça para seus pais colocarem uma tampa  na caixa d´água, vire de cabeça para baixo garrafas e qualquer recipiente que possa acumular água.  Impedir a reprodução do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, é, ainda, a maneira mais eficaz de se proteger contra esta doença.



Animaí: muita animação para todas as idades

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 6 visualizações

A partir de domingo, 8 de agosto, também conhecido como dia dos pais, até o sábado seguinte, dia 14, a Bahia recebe o Animaí! 2010 – IV Encontro Baiano de Animação. A abertura do evento no domingo, será com a mostra “Anima Tv”, a partir das 10 horas, na Sala Walter da Silveira (Barris), exibindo cinco animações premiadas pelo Ministério da Cultura:  Miúda e o Guarda-Chuva; Vivi Viravento; Bolota & Chumbrega; Vai Dar Samba e A Princesa do Coração Gelado. Assista o trailer da animação Miúda e o Guarda-chuva, produzido por baianos!

Na programação estão também as mostras a “Matinê Animada” (de segunda a sábado às 10h) e “Tarde Animada” (de segunda a sábado às 14h), voltadas ao público infanto-juvenil e inteiramente gratuita na Sala Walter da Silveira, nos Barris. Peça aos seus pais ou então para a professora organizar um passeio ao cinema…

O projeto estará em espaços de Salvador, com entrada franca (nas Salas Walter da Silveira e Alexandre Robatto) ou a preços populares (no Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha, com ingressos a R$ 2 e R$ 1), além de estar presente também em centros de cultura de 11 cidades do interior baiano.



Dia dos pais

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 7 visualizações

No Brasil, o dia dos pais é comemorado sempre no segunda domingo de agosto, que em 2010 é 8 de agosto. Aqui nós damos presentes, escrevemos cartões, almoçamos juntos, fazemos passeios com nossos pais, que são muuuúúuito importantes assim como as mães. Meu pai era um Boi e junto com minha mãe, Vaca, me criaram essa Vaquinha esperta que sou.

Mas você sabia que o dia dos pais é comemorado em outras datas em outros países?

Em 1909, nos Estados Unidos, Sonora Smart resolveu criar o Dia dos Pais, motivada pela admiração que sentia por seu pai, o veterano da Guerra Civil William Jackson Smart, que ficou viúvo quando sua esposa teve o sexto bebê e que criou os seis filhos sozinho em uma fazenda. A ideia pegou e em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais. Lá e também na África do Sul, Angola, Argentina, França, Japão e vários outros países, ele é comemorado no terceiro domingo de junho.

Aqui no Brasil, a festa começou a ser comemorada em 1953. O jornal O Globo difundiu a data visando atrair anunciantes do comércio. Para tal, organizaram um concurso para eleger os pais mais jovem, mais idoso e com maior número de filhos. Dentre os mil inscritos, ganharam o prêmio um rapaz de 16 anos, um senhor de 98 e um homem com 31 crianças. A princípio, a celebração ocorria no dia 16 de agosto, dia de São Joaquim, que é o padroeiro da família, mas depois foi transferida para o segundo domingo de agosto.

Alguns países festejam no dia 1º de maio. Na Itália e em Portugal, a data é comemorada no dia 19 de março, dia de São José, considerado pai por excelência na tradição católica. Na Austrália, é no segundo domingo de setembro. E na Rússia, no dia 23 de fevereiro. E por aí vai…

Não importa o dia. Dê um beijo, um abraço, telefone para ele ou mande uma carta para seu pai ou em quem você considera como um pai que pode ser seu avô, um tio, um irmão , seu padastro ou até sua mãe! E diga que a Vaca Amarela mandou uma lambida.

Quer uma sugestão de passeio? Animaí! ou Caminhão da Mata Atlântica no Zoológico.

Fonte: O Guia dos Curiosos e Wikipedia